domingo, 8 de julho de 2018

Os meus livros #38 - O Leitor (Bernhard Schlink)

Sinopse

Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael. Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.

Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra foi adaptada ao cinema. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt. 



Nos dias em que me apetece reler algo escolho sempre aqueles que me marcaram de uma forma muito especial. O Leitor é para mim um dos melhores livros de sempre.

2 comentários:

  1. Não sou muito destas coisas, mas é Verão e impõe-se ser silly como a época. Claro que participar é facultativo. Agradeço a paciência

    Bom Verão

    https://sarin-nemlixivianemlimonada.blogs.sapo.pt/este-verao-eu-vou-20853

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...