sexta-feira, 29 de novembro de 2019

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Sem Pedal para o Blog - Foi assim que aconteceu a Fenda da Calcedónia

Muitos anos depois voltei a fazer a caminhada que nos leva à famosa Fenda da Calcedónia, no Parque Natural da Peneda, no Gerês. Um trilho cheio de lugares únicos, com paisagens incríveis e que tem passagem pelo penedo da Calcedónia, conhecido pela fenda que o atravessa de um lado ao outro levando as pessoas que se aventuram a entrar ao seu topo. A fenda exige um elevado grau de coragem e alguma concentração e preparação física, mas depois de atingir a luz ao fundo do túnel sobra uma sensação incrível de superação pessoal. Foi assim que aconteceu mais uma grande aventura. 












segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Tempo de Ouvir - Diogo Vida Trio


EL DUENDE, disco editado em Abril de 2018, é o terceiro disco de música original do compositor e pianista Diogo Vida. Tive oportunidade de o ouvir acompanhado por músicos sobejamente conhecidos no meio nacional e estrangeiro: Yuri Daniel no baixo eléctrico (Jan Garbarek Group, entre outros) e João Cunha na bateria (Ivan Lins, entre outros). Este trabalho conta com o apoio da rádio Antena 2 e da Fundação GDA - Edição Fonográfica de Intérprete.

EL DUENDE junta o jazz mainstream com o flamenco, a música clássica, o rock e a música electrónica.

É um trabalho inovador e aclamado pela crítica internacional. A prestigiada All About Jazz atribuíu 4,5 estrelas (máximo de 5) e declarou que o disco é uma raridade. Muitas outras publicações especializadas e programas de rádio de jazz manifestaram o sucesso deste disco. De Portugal à Argentina, de Espanha à Bélgica, de França aos EUA, o EL DUENDE faz correr a tinta e faz-se ouvir. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Tempo de ver - As Vigaristas


Para ver num serão chuvoso, com pizza e cerveja. 

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Os meus Livros #38 - Vocês não me conhecem (Imran Mahmood)

SINOPSE

Apenas uma coisa interessa. Foi ele?
Antes das alegações finais, um jovem réu de origem africana despede o seu advogado e decide contar a sua história, defendendo-se da acusação de homicídio em primeiro grau.
Explica que o advogado lhe disse que tinha de deixar algumas partes da história de fora, porque às vezes a verdade é demasiado difícil de explicar e pouco verosímil. Mas com a sua voz única, e criando imensa empatia no leitor, ele decide contar a sua história, toda a verdade.
Existem oito provas contra si. O narrador desmonta cada uma delas, deixando a sua vida nas nossas mãos. O leitor, que é como um membro do júri, tem de decidir se o seu narrador é culpado ou inocente.


«Um drama jurídico original que põe o leitor no lugar do júri. Extraordinária ficção centrada nas personagens. Uma obra de mestre.» Guardian
«Espantosamente original, impressionante, escrito de forma esplêndida.» Daily Mail
«Uma viagem de montanha-russa.» Guardian
«Um drama jurídico original e impressionante.» The Times
«Nunca vai conseguir adivinhar o final.» The Sun
«Escrito na perfeição, agarra o leitor desde a primeira frase, com aquela voz ímpar do arguido, e não o larga até à surpreendente reviravolta no final.» Daily Express
«Nunca leram nada assim.» Financial Times

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Do Pedal para o Blog - Foi assim que aconteceu o NGPS de Guimarães

Num dia de chuva torrencial que nunca nos deu tréguas saímos de casa para pedalar pelos Trilhos do Rei. Foram cerca de 40 km duríssimos pelo estado em que a chuva deixou os trilhos e porque pedalamos todo o trajecto completamente encharcados. Um sapato de encaixe estragado, um relógio Garmin danificado, um telemóvel afogado e um furo que nos obrigou a um fim bastante doloroso não estragaram a nossa aventura nem este dia tão especial em que a pedalada serviu para comemorar o aniversário de uma das minhas melhores amigas. O lanche/jantar que se seguiu compensou todo o esforço matinal pela diversão e companhia. 






segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Tempo de ouvir - Jogo de Damas


O Jogo de Damas é um grupo vocal criado em 2010, constituído pelas vozes de Bárbara Francke, Fátima Serro e Sameiro Sequeira, às quais se juntou actualmente Gabriela Braga Simões. Em 2012 editou o seu primeiro trabalho discográfico - "Jogo de Damas", pela Editora Numérica.

Neste seu percurso, tem vindo a apresentar-se nos mais variados auditórios nacionais, nomeadamente em Festivais de Jazz de referência. O Projecto tem sido aclamado pela crítica e divulgado nos meios de comunicação social. Foi igualmente apoiado por José Duarte nos seus programas "Cinco minutos de Jazz" e "A menina dança?".

O Jogo de Damas é acompanhado por um trio de músicos de grande relevo, com Paulo Gomes no piano, Miguel Ângelo no contrabaixo e Acácio Salero na bateria. O repertório percorre diversos estilos desde o Jazz à Bossa Nova e à Pop, com diversos temas cantados a cappella.