segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Reaprender a ler

Ler um livro num dia, ler dois livros por semana, ler de oito a dez livros por mês, ler sem parar, ler por paixão. Há muito tempo que não o consigo fazer, tanto que corresponde a uma eternidade no meu mundo de capas, contracapas, páginas, personagens, histórias, imaginação e sonhos. Não conseguir ler é como se uma parte de mim se tivesse perdido, uma parte muito importante. Ontem, depois de muitas tentativas com outros livros separei A contadora de filmes de Hernán Rivera Letelier e A metamorfose de Frank Kafka, no meio do desespero de não me conseguir concentrar e de não conseguir viver as páginas de liberdade de que tanto gosto pareceram-me os livros ideais para reaprender a ler. Abri A contadora de filmes e só o fechei na última palavra, do último parágrafo, da última página, depois de um suspiro e de um enorme sorriso de felicidade. Hoje vou ler A metamorfose. Talvez reaprender a ler não seja assim tão difícil, só tenho de encontrar a parte de mim que andava perdida e agora tenho a certeza que é nas páginas dos livros que me reencontro. 


(Aos que perguntam pelas publicações dos livros que leio, estão muito atrasadas, mas em breve trato do assunto)

7 comentários:

  1. Gosto muito d'A Metamorfose. Apesar de ser um livro que aborda quatro vidas bizarras, mostra muito de nós, humanos.

    ResponderEliminar
  2. Li "A Contadora de Filmes" precisamente por sugestão tua. E adorei. Tal como adorei A Metamorfose e ainda mais a discussão que se seguiu na Comunidade de Leitores a que pertencia à época. Grande livro!

    ResponderEliminar
  3. Também li "A Contadora de Filmes" depois de o ver aqui. E, na verdade, 'reaprendi' a ler, também pela inspiração que daqui levo.
    E sim, sou das que venho sempre espreitar se há comentários novos aos livros que lês. Por isso, aguardo expectante as novas publicações.

    ResponderEliminar
  4. Ia jurar que já tinhas lido esse livro.
    Adorei!
    A metamorfose nem por isso
    Su

    ResponderEliminar
  5. Também li A Contadora de um trago. Um excelente livro para "reaprender a ler" :)

    ResponderEliminar
  6. Fogo... Disse ao marido que tínhamos que ter meia hora por dia para ler um bocadinho... até agora, acho que só cumprimos um dia. Bah! Que saudades de ler, ler, ler...

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Também gosto de ler, mas esses não li nenhum :( ando a ler Viver depois de Ti, mas não estou a gostar muito até ver que ainda vou na pagina 96. Vamos ver.
    Boas leituras.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...