quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vale a pena pensar nisto...

No início do verão fiz o Caminho de Santiago em bicicleta, é a segunda vez que o faço e pedalar durante alguns dias para lá chegar é uma sensação que não vos consigo explicar. Quando regressei houve alguém aqui no blog que me pediu para falar mais sobre O Caminho, mas confesso que é difícil. Por um lado porque nos primeiros dias o sentimento ainda é estranho, ainda não conseguimos absorver tudo o que O Caminho nos transmite e por outro, quando começamos a perceber tudo o que vivemos, passar tudo isso para palavras é quase impossível. Todos esses sentimentos, todas essas lembranças me surgem agora (e sempre) em forma de saudade e por isso de tempos a tempos vou contando por aqui algumas coisas.
No segundo dia de viagem chovia. Chovia muito e nós pedalávamos cheios de frio, já desde manhãzinha, o vento batia nos rostos e puxava-nos para trás, era difícil cada pedalada, também tínhamos fome, o lugar onde podíamos almoçar estava ainda muito longe e cada vez chovia mais, cada vez tínhamos mais frio. É uma sensação estranha esta da autonomia, só ter a nossa resistência e a nossa coragem para chegar, há momentos em que nos parece que não vamos conseguir. Até que por fim encontramos um lugar para almoçar, deixamos as bicicletas cá fora e entramos rapidamente, desejosos do conforto de um abrigo. O que me marcou neste dia foi um Senhor que ao ver todas as nossas bicicletas paradas à porta do restaurante decidiu entrar e pedir só uma sobremesa, uma vez que já tinha almoçado. Sentou-se silencioso e observador perto de nós e sorria-nos, até que começamos a falar e ele nos contou a história dele. O Senhor tirou umas semanas da vida dele para fazer aquela viagem, vinha também de bicicleta mas ao contrário de nós estava sozinho, tinha saído da Polónia sete semanas antes do nosso encontro com muito menos bagagem que a que nós trazíamos para três dias, contou-nos que já tinha passado por Santiago de Compostela e em vez de regressar a casa decidiu que a viagem dele terminaria em Fátima. Depois continuou silencioso e observador, sempre a sorrir-nos, pegou num caderno de notas e escrevia, olhava para nós e escrevia, talvez exactamente igual ao que eu estou a escrever agora sobre ele.  É uma sensação estranha esta da autonomia, só ter a nossa resistência e a nossa coragem para chegar, há momentos em que um simples pormenor ou uma pessoa completamente desconhecida nos faz renascer uma força e uma coragem inexplicáveis. 

29 comentários:

  1. costuma dizer-se que a fé move montanhas e se calhar move mesmo.
    Sem ela muitos peregrinos não se julgariam capazes de aguentar o que aguentam...

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser mesmo uma experiência incrivel mesmo, e além do mais cada pessoa a deve viver à sua maneira ne?por isso mesmo deve ser tão dificil explicar :)

    Beijinhos, quem sabe um dia também o faça, mas não de bicicleta :P

    ResponderEliminar
  3. Isso é que foi força de vontade...

    ResponderEliminar
  4. Deve ser uma experiência muito interessante. Uma das minhas antigas chefes de serviço (do meu antigo emprego)Costumava fazer o trajecto a pé ela tinha um grupo de caminhadas e depois is nos contactando para o serviço a dizer como tinha corrido o dia. São momentos para recordar.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  5. À porta da catedral de Tuy, cinco com as bicicletas carregadas, um deles com uma câmara no topo do capacete. Passam duas senhoras idosas, espanholas, muito arranjadas e uma diz em galego: "Pareces um astronauta".

    ResponderEliminar
  6. É preciso mesmo coragem e uma grande resistência para conseguir pedalar ao frio e à chuva. Contudo, posso imaginar que tenha sido uma experiencia inacreditável :)

    ResponderEliminar
  7. Ness,

    Tínhamos que descer um caminho estreito de cimento, de um lado era monte e do outro havia casas, tinha 3 escadas e nós lá íamos a descer todos entusiasmados. Até que à beira das escadas estava uma senhora à janela e gritava em espanhol "Parem, parem, ainda o ano passado foi um daqui directo para o hospital", e gritava sempre o mesmo, repetidas vezes, quando viu que não paramos começou a chamar a cada um que passava "Cabron", "Cabron", "Cabron", e assim foi, até passar o último.

    ResponderEliminar
  8. Tenho grandes amigos que fizeram o Caminho a pé e querem sempre voltar!

    Invejo essa fé!

    Beijos, loiraça.

    ResponderEliminar
  9. Belo texto.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. admiro a coragem destes peregrinos, quer a pé, quer de bicicleta, é preciso muita força e acima de tudo coragem. Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. E tudo parece fazer sentido, não é? A força acaba por se renovar :)

    É uma bonita história :)

    Beijito*

    ResponderEliminar
  12. Ainda hoje o Mg, homem de nenhuma fé (que disse, sem hesitar, que alinhava na aventura - apesar de há mais de 5 anos não assentar o rabo em cima de uma bicicleta - quando convidado para a mesma a uma semana da partida) dá graças pelo tanque de água quente em Caldas del Rei e pelas duas "bombas" que tomou, que o fizeram esquecer que tinha joelhos e respectivas dores.

    E pensar que no final dos primeiros 5 ( de muiiiiiiiitoooooossssss) quilómetros já estava cansado...

    E a serra da Labruje? Medo! :) E respeito!

    Sem sombra de duvidas, a repetir. Agora, talvez a pé, assim haja quem alinhe.

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que escreveste este post. Eu e o meu grupo estamos a pensar fazer esse "caminho" lá para Abril, quando o tempo estiver melhor, mas pessoalmente tenho medo de não conseguir. Já me deste alento, vontade e força com a tua história. Gostei :)

    ResponderEliminar
  14. Eu fiz uma parte a pé e outra de bicicleta e foi uma experiência inolvidável! Mais uma razão para ter adorado este post

    ResponderEliminar
  15. É isso mesmo querida! Ele é boa pessoa, portanto longe de mim odiá-lo

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito do teu relato.
    Para mim é o testemunho de uma caminhada na fé e pela fé. E a fé é uma experiência muito própria e daí ser tão difícil explicá-la.
    E tb é ela que alimenta essa força e essa coragem. Bjs


    ResponderEliminar
  17. Deve ter sido uma experiência incrível e gostei muito deste texto.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  18. O ano passado no verão fiz pela primeira vez o Caminho de Santiago a pé, parti de Ponte de Lima e 7 dias depois estava em Santiago de Compostela e apesar de ter este ano falado sobre o caminho no blog, também sinto o mesmo que tu, por mais que uma pessoa tente contar a grandeza que é o Caminho de Santiago, não consegue nunca pôr por palavras os sentimentos e a felicidade que é fazer o caminho. Mesmo com chuva, fome, calor e uma mochila pesada, foi a minha melhor viagem e este ano hei-de lá voltar e hei-de voltar quantas vezes poder e conseguir.
    Ser peregrino de Santiago, mesmo para quem não tem fé, é uma experiência que nos marca para a vida.

    ResponderEliminar
  19. Admiro a coragem para fazer este caminho. Deve ser uma experiência incrível.

    ResponderEliminar
  20. Estou há anos para fazer esse caminho...e por uma razão ou por outra vai passando...tenho tanta vontade mas aparenteente ainda não foi a suficiente...

    ResponderEliminar
  21. Adorado saber de tuas histórias!!

    Tem um presentinho lá no blog pra ti!

    http://diariosdesafios.blogspot.com.br/2012/11/vamos-brincar.html

    Fique à vontade para participar ou não está bem?

    bjus!!

    ResponderEliminar
  22. Pois é já fiz esse caminho e tive um amigo que antes de o fazer disse me que não era eu que iria passar pelo caminho mas sim o caminho por mim e só ao segundo dia comecei a perceber isso julgo que esse pequeno grande pormenor deve ser comum a todos os que por la passam...
    Um dia quando poder e tiver tempo para poder fazer o francês nem quero imaginar a experiencia que sera...
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  23. Demais!
    É tão bom ter desafios! Eu faço Crossfit há uma ano e amo, não consigo deixar de fazer todos os dias e já faço coisas que nunca pensei conseguir!

    ResponderEliminar
  24. Devias escrever um livro destas tuas jornadas.
    Também fazes um diário?

    tens facilidade na escrita e sentimentos bem como histórias não te faltam.

    Pensa nisso.
    Comovi-me com a tua partilha.

    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  25. Fogo que coragem :O acho que n aguentava tanto de bicicleta,mas sei o que dizes,pq passei por algo identico, e sim,no fim quando superámos o que pensávamos n sermos capazes de ultrapassar é sensacional, algo que nos irá marcar e que iremos recordar com grande carinho :')
    bjinho

    ResponderEliminar
  26. gostei muito do que li, obrigada por este bocadinho! segui, óbvio!

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...