quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mais rápido que a própria sombra...

Em 2013 passei as minhas férias a pedalar. Parti de Saint-Jean-Pied-de-Port e pedalei até Santiago de Compostela e depois até Finisterra. Fiz a travessia de toda a Espanha em 922 Km do Caminho Francês de Santiago. 14 Dias a pedalar. 
Mikel Azparren tem como objectivo fazer quase o mesmo que eu fiz em 24 horas. Partir de Roscesvalles a pedalar até Santiago de Compostela e chegar lá 24 horas depois. É certo que parte já depois dos Pirenéus e é certo que subir aquelas imponentes montanhas me levou quase um dia inteiro. É certo que já não vai até Finisterra, a meta dele é Santiago de Compostela. Mas 24 horas... eu demorei 14 dias a percorrer todo aquele chão.
Mikel já tentou cumprir este objectivo em 2013, na altura até passou por nós, quer dizer, os meus colegas dizem que o viram, eu só vi uma nuvem de pó e quando olhei novamente já não estava lá nada, mas demorou mais 56 minutos e 35 segundos do que as 24 horas a que se propôs.
Eu não trocaria a minha experiência do Caminho por esta, o que trouxe de lá não foram Km nem tempos, foram pessoas, foram locais, foram histórias, foram emoções que até hoje ainda não consigo descrever na sua totalidade e que seria impossível viver em 24 horas, mas desejo que o Mikel consiga cumprir o seu objectivo. Talvez um dia me volte a cruzar com ele por lá, ou com a nuvem de pó que ele deixa para trás.

3 comentários:

  1. Ainda não fiz o Caminho Francês... É um projecto em aberto. Gostava de o fazer a pé!
    A primeira vez que percorri o Caminho foi de bicicleta. O Caminho Português. E à medida que os kms iam passando ia repetindo a mim mesma "tenho que fazer o Caminho a pé!". No ano seguinte lá estava eu. E dessa vez fiz-me ao Caminho sozinha. Correcção. A primeira etapa com um amigo. A partir da segunda etapa na companhia dos meus pensamentos e dos peregrinos com quem me fui cruzando. Curiosamente ganhei Amigos para a Vida! Alguns já regressaram a Portugal e foi maravilhoso reviver aqueles dias...
    Voltei ao Caminho nos anos seguintes. Caminho Inglês. Finisterra. Muxia. Caminho Português "Rota Espiritual" ("desvio" a seguir a Pontevedra. Vale muito a pena!!!)...
    E subscrevo o que dizes.
    "(...) o que trouxe de lá não foram Km nem tempos, foram pessoas, foram locais, foram histórias, foram emoções que até hoje ainda não consigo descrever na sua totalidade e que seria impossível viver em 24 horas, mas desejo que o Mikel consiga cumprir o seu objectivo."
    Completamente!
    Eu não trocaria a minha experiência do Caminho por nenhuma outra! Ainda mais as que apenas contam kms... Isso não é seguramente o espírito do Caminho de Santiago...
    Bom Caminho!
    --> :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já cheguei 5 vezes a Santiago vinda do Caminho (vários Caminhos) e 2 a Finisterra, falta-me Muxia, o caminho Inglês, o primitivo, o Caminho da costa, um dia hei-de ter percorrido cada um deles. Chegar a Santiago a pé também é um objectivo de vida, principalmente se for do Caminho Francês, infelizmente ainda não posso, neste momento não me posso ausentar do trabalho por tantos dias, mas sem dúvida que farei isso um dia.

      Eliminar
  2. São preferíveis os 14 dias, pois "saboreiam-se" todos os momentos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...