terça-feira, 4 de agosto de 2015

Os meus livros #49 - Admirável mundo novo

Sinopse
Publicado em 1932, Admirável Mundo Novo tornar-se-ia um dos mais extraordinários sucessos literários europeus das décadas seguintes. O livro descreve uma sociedade futura em que as pessoas seriam condicionadas em termos genéticos e psicológicos, a fim de se conformarem com as regras sociais dominantes. Tal sociedade dividir-se-ia em castas e desconheceria os conceitos de família e de moral. Contudo, esse mundo quase irrespirável não deixa de gerar os seus anticorpos. Bernard Marx, o protagonista, sente-se descontente com ele, em parte por ser fisicamente diferente dos restantes membros da sua casta. Então, numa espécie de reserva histórica em que algumas pessoas continuam a viver de acordo com valores e regras do passado, Bernard encontra um jovem que irá apresentar à sociedade asséptica do seu tempo, como um exemplo de outra forma de ser e de viver. Sem imaginar sequer os problemas e os conflitos que essa sua decisão provocará. Admirável Mundo Novo é um aviso, um apelo à consciência dos homens. É uma denúncia do perigo que ameaça a humanidade, se a tempo não fechar os ouvidos ao canto da sereia de uma falsa noção de progresso.


Admirável mundo novo é o livro que todos deveriam ler. Não há, ao ler este livro, como não pensar se este será mesmo o futuro da humanidade, não há como não olhar em volta e pensar que provavelmente está demasiado perto. É impressionante que alguém possa ter escrito isto há tantos anos atrás e que olhando actualmente para o rumo das coisas nos pareça uma espécie de previsão. Este livro mexe connosco, faz-nos pensar, faz-nos analisar as pessoas e assusta. Este livro é o murro no estômago que todos deveriam levar. 

18 comentários:

  1. Já o tenho na minha lista de livros para ler há demasiado tempo, não sabia o tema, mas esta descrição lembrou-me o 1984, um dos meus preferidos de sempre, por isso de hoje não passa! Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1984 chegou hoje, depois de acabar Admirável mundo novo e de fazer uma breve pesquisa percebi que tinha mesmo de ler este também.

      Eliminar
  2. Escrevi acerca deste livro há uns tempos no meu canto!

    Curiosamente, as duas obras primas distópicas foram escritas por aluno e professor.
    O professor foi o Geoge Orwell, que escreveu o magnífico 1984 e o aluno o Aldous Huxley.
    Duas visões concorrentes mas que o mundo tem fundido!
    As premissas de ambos parecem estar a moldar o mundo dos nossos dias! 1984 está atrasado, mas o Admirável mundo novo está-se a fazer presente.

    Estamos numa sociedade em que cada movimento de cada individuo é vigiado (e se pensam que não, tirem o cavalinho da chuva... Tem um telemóvel? cartão multibanco? tv cabo? Então sabem onde é que estão, em que é que gastam dinheiro e o que vêm na televisão...) e por outro lado é cada vez mais encorajado um alheamento da sociedade o que faz com que a classe dominante tenha a vida facilitada!
    Somos números e não passamos disto!

    Quem lê um, devia forçosamente ler o outro! depois de os ler o mundo fica diferente! Ficamos com um amargo na boca, a sensação de que existimos somente para ser peças numa engrenagem que já está montada e não há mais nenhum objectivo nas nossas vidas!

    É, como dizes um fortíssimo murro no estomago!

    Juntas estes dois com "A Mão do Diabo" do JRS que é ao mesmo tempo o pior e o melhor livro dele - a história é uma bosta, mas o livro é um documento precioso - e ficas com vontade de fazer uma revolução! Três livros que deviam ser leitura obrigatória para todos os Europeus!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, 1984 chegou hoje, encomendei-o semana passada, depois de acabar de ler Admirável mundo novo. A edição do meu livro contém uma carta escrita por Aldous Huxley a George Orwell, depois de a ler e de uma breve pesquisa encomendei-o imediatamente.
      Em relação ao A mão do diabo irei pesquisar, obrigada pela sugestão.

      Eliminar
    2. Não precisas obrigadar!

      :)

      Eliminar
  3. Devia ser lido por todos sim!

    http://wet-kiss.blogspot.pt/search/label/Livros

    ResponderEliminar
  4. Também o tenho para ler. Esse e a "laranja mecânica" já leste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em devorar livros loira. tens alguma app para "organizar a tua estante"? tipo a goodreads ou algo do gênero? queria organizar uma base de dados com os meus livros, mas queria algo mais português. bjs!

      Eliminar
    2. Não tenho nem conheço nenhuma, eu estou sempre a mudar os meus e de cada vez que me lembro disso perco um dia inteiro.

      Eliminar
  5. Li duas vezes. Uma era uma miúda de 14 anos. Foi-me oferecido pela minha mãe. A outra foi há coisa de 2 anos.
    É espetacular como ele consegue prever aquilo que vai ser efetivamente o futuro.
    O meu livro em uma capa diferente.

    (acho graça estares a ler os Miseráveis)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque achas graça a eu estar a ler os Miseráveis Uvinha?

      Eliminar
  6. É exactamente por achar aquele livro uma espécie de profecia (se vir bem as coisas será mais uma espécie de praga rogada à humanidade), e por achar-lo (ao autor) um ser visionário e com uma cabeça muitíssimo genial e por demais à frente do seu tempo, que continua a ser o primeiro livro da minha lista!
    Uma obra simplesmente brilhante e assustadora.

    ResponderEliminar
  7. Também já levei este murro no estômago. O livro é brutal.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...