segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Estou curada

Ler é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida. Para onde quer que vá ando sempre com um livro comigo, em casa tenho-os espalhados pelas divisões, quando começo a ler um já tenho de lado o que quero ler a seguir e às vezes ando a ler dois ou mais ao mesmo tempo, tenho sempre uma lista interminável de livros para comprar e ainda que tenha em casa uns cinquenta livros intactos para ler a seguir não consigo deixar de comprar mais, não vou para uma viagem, por mais pequena que seja, sem livros de sobra. Os livros são uma paixão física, um grande amor. Perco-me nas histórias, aprendo, viajo, invento rostos para as personagens, sonho com locais, imagino finais improváveis, uso até no meu dia a dia expressões que roubei às páginas de alguns livros. Os livros são como amigos, um lugar sagrado no meu mundo.
Perdi, há uns tempos atrás, a capacidade de ler, não me conseguia concentrar, não conseguia entrar nas páginas nem nas histórias, demorava eternidades a ler uma página e quando chegava ao final já não me lembrava aquilo que tinha lido, eu que chego a ler dez livros num mês, andei mais de um mês com cada um dos meus últimos livros lidos. Ler já não tinha o mesmo sabor e isso deixava-me muito triste, porque sou uma pessoa melhor quando leio compulsiva e apaixonadamente, sou uma pessoa diferente, sou uma pessoa especial.
Estou curada, recuperei estes dias a paixão e o entusiasmo pela leitura e pelos meus livros, li na última semana dois livros, serão os primeiros de 2017 uma vez que os terminei ontem, hoje carrego um calhamaço na minha mala e chegaram três livros novos que comprei semana passada, já os cheirei, já suspirei ao abrir a encomenda, já me fizeram sorrir, já sei o que vou ler a seguir, e a seguir, e a seguir. Os livros fazem-me muito feliz. 

4 comentários:

  1. Revi-me especialmente na frase " Os livros fazem-me muito feliz. "

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que te encontras-te e continuas a devorar livros, também passei por essa fase com dois tipos, um o tipo de livro e outro o momento que passava na altura que via letras mas não via nada mais e também já me passou, com yum já no fim e outro pronto a começar.

    ResponderEliminar
  3. Acho que tenho de fazer essa cura e pode ser que seja este ano novo!
    Durante muitos anos, o que mais gostava de fazer era ler e desde que entrei na faculdade que perdi a capacidade e o gosto que outrora tive pela leitura. Mas tenho-me lembrado dessa minha paixão por isso deve significar que tenho de a retomar. Espero conseguir ficar curada como tu.
    Obrigada, beijinhos!

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...