quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Os meus livros #1 - Cinco Esquinas (Mario Vargas Llosa)


SINOPSE
À conversa, sem os maridos, e desatentas da hora do recolher obrigatório, Chabela e Marisa terão de pernoitar juntas. O que aconteceu na cama nessa noite passará a ser um grande e saboroso segredo. Chabela é mulher de um advogado de renome; Marisa, de uma das figuras cimeiras da exploração mineira. O mundo perfeito em que vivem - não fora a constante ameaça dos guerrilheiros e sequestros - será fortemente abalado por um escândalo. Após tentativa de chantagem por parte de Rolando Garro, diretor do pasquim Destapes, a participação do engenheiro Enrique Cárdenas numa orgia será tornada pública em todos os seus pormenores mais sórdidos. Segue-se um assassínio brutal. Mas a relação de tudo isto com o poder político, nomeadamente com o homem que na verdade governa de forma corrupta e autoritária o país, o Doutor, braço direito do presidente, será trazida à luz: curiosamente pela coragem e fibra da redatora principal do referido tabloide que usa o nom de plume «La Retaquita».


Não há nada de Llosa que eu não tenha gostado de ler e tenho intenções de um dia ter lido tudo o que ele escreveu. Cinco Esquinas teve um sabor especial por ser uma prenda de Natal e por ser o primeiro livro que li com verdadeira paixão, desde há muito tempo.  

5 comentários:

  1. Também está na minha lista de autores preferidos e o Cinco Esquinas é pura e simplesmente um livro fantástico e que me cativou desde o primeiro parágrafo.

    ResponderEliminar
  2. Só quem nunca leu Llosa de outros tempos pode gostar deste livro, ou achá-lo bom.
    Claro que se compararmos com escritores medíocres ou medianos é bom, muito melhor do que "grandes novas esperanças portuguesas". Eu não conseguiria fazer melhor, certamente.
    Mas não é um livro dele, Bom. Como também não o foi Travessuras de Menina Má.
    Leia Conversas n'A catedral, A casa Verde, Pantaleão e as visitadoras, A guerra do fim do mundo, a festa do chibo, etc. Depois compare com este e vai notar a diferença abissal.
    (Espero que não se ofenda.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A guerra do fim do Mundo tenho em casa para ler, falamos depois.

      Eliminar
    2. Li o ano passado o Cinco Esquinas e Travessuras da Menina Má e foram dos meus livros preferidos do ano (a par com os livros que li do Somerset Maugham, escritor que só então descobri - shame on me! - e de Stoner). Também li os Cadernos de Dom Rigoberto. A Guerra do Fim do Mundo está entre as minhas "resoluções" de 2017. Acho que o vou fazer subir na lista, depois deste comentário. Para já, Jane Eyre. Os clássicos nunca desiludem!

      Eliminar
  3. Muito sinceramente, se não soubesse quem tinha escrito o livro, nunca me passaria pela cabeça que fosse do Sr. Mario. Mas ainda bem que gostaste.
    Feliz 2017, Loira :)

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...