terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Os meus livros #4 - A invenção do amor (José Ovejero)

SINOPSE
Uma história de amor inventado, absolutamente real. Do seu terraço, Samuel observa a agitação quotidiana de Madrid, repetindo para si próprio que tudo está bem. Sobreviveu aos quarenta, a "idade maldita", não tem filhos, e as mulheres entram e saem da sua vida sem nunca pronunciarem as palavras "para sempre". Uma madrugada, alguém lhe comunica por telefone que Clara, sua ex-namorada, morreu num acidente. De ressaca, Samuel é incapaz de explicar que não conhece nenhuma Clara. Impelido por um misto de curiosidade e enfado, decide ir ao velório. É então que, fascinado pela possibilidade de usurpar a identidade da pessoa com quem o confundem, Samuel ficciona uma história de amor com Clara, que vai partilhando com Carina, a irmã desta.
Samuel vê nesse jogo de ilusões a possibilidade de reinventar a sua existência e sentir-se vivo, por fim. À medida que a memória de Clara vai ganhando verdadeira forma na sua cabeça, vai crescendo também a atracção que sente por Carina - e Samuel começa a perder o controlo do jogo que criou. Irá o amor que inventou ser a sua salvação ou a sua perdição?


O livro que nos deixa 3 questões. Queremos mesmo a vida que vivemos e que aparentemente é aquela que escolhemos? É possível inventar uma nova vida a partir de um facto? E ainda, a questão que nos deixa em aberto o final do livro e que na minha opinião cabe a cada leitor decidir e inventar. 

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa com este livro.
    E já agora partilho contigo uma descoberta que fiz hoje. o livro do david byrne, diário da bicicleta. ja conhecias? eu por acaso nao. mas fiquei curiosa. http://www.fnac.pt/Diario-da-Bicicleta-David-Byrne/a2199#int=NonApplicable|173746|NonApplicable|L1

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...