sexta-feira, 25 de maio de 2012

Que o blog ajude a mudar algumas mentalidades

Orgulho-me de viver numa cidade que incentiva os cidadãos à prática e ao gosto pelo desporto, gosto que aqui se acolham eventos conhecidos a nível nacional, é bom ver como as pessoas vivem estes momentos e apoiam os atletas. Mas o que me deixa mais feliz é saber que não preciso de me enfiar todos os dias no ginásio, tenho mesmo ali uma pista de cicloturismo fantástica que completa mais de 30 Km e da qual sou adepta. Para quem está todo o dia fechada no escritório não há nada melhor para o corpo e para a alma do que pegar na bicicleta, levar com o vento na cara e respirar a natureza. Gosto do ambiente da pista, pessoas a pedalar, a correr e a caminhar ao ar livre.
O lado negativo são algumas pessoas que além de mentalidades retrogradas não têm civismo nem respeito pelos outros e aqui não estou a falar só da pista, mas em termos gerais. Para começar, na estrada são poucos os automobilistas que cumprem as regras de trânsito quando se trata de uma bicicleta. Eu acho que tenho tanto direito de passar ali de manhã, quando vou trabalhar de carro, como ao final do dia, quando vou para a pista ou como em qualquer outro dia e circunstância, mas as pessoas acham que não e esquecem que a nossa vida neste veículo fica muito frágil. Todos os dias temos notícias, via facebook de colegas que sofrem acidentes muito graves. Já na pista, deparo-me diariamente com pessoas em grupo, que não querem saber de interromper a conversa para evitar uma possível queda, com pessoas que vão passear os seus cães, mas se esquecem da trela em casa e até com pais e mães que deixam os filhos correr livres e sozinhos como se eles próprios não corressem um grande risco.
Perante isto e já que tenho um espaço público onde é possível que alguém, algures, algum dia me possa ler, aproveito para pedir que se lembrem de mim e que respeitem os ciclistas, eu sei que em tudo na vida há excepções, mas eles normalmente cumprem as regras de trânsito, já que isso lhes pode custar a vida (ou na pior das hipóteses, a bicicleta).

20 comentários:

  1. Confesso que ainda nao sou grande adepta da bicla,,,mas respeito quem a usa na ciclovia...
    qq dia vou ser "obrigada" a seguir o meu filho...ehehe

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sinto isto tantas vezes, mais até em relação aos peões que não se desviam nem um milímetro. Já cheguei quase a cair por ninguém se desviar ainda que tivesse quase parado a bicicleta, e depois parece que nos estão a fazer um grande favor em nos deixarem passar...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Aqui também temos estruturas físicas onde caminhar e andar de bicicleta, as quais utilizo com alguma frequência para caminhar.
    Li o teu texto e enquanto lia ia acenando com a cabeça em concordância pois o que relatas aprecio eu, infelizmente, bastantes vezes.

    As mentalidades não se mudam do dia para a noite mas acredito que progressivamente podemos contribuir para "educar" as pessoas no civismo. Eu contribuo para isso todos os dias, quer na minha profissão quer no meu dia-a-dia.

    Mais um bom post (a juntar a muitos outros).

    Beijinhos sobre a tua pele :)

    ResponderEliminar
  4. Cada vez parece haver menos respeito nas estradas principalmente para quem não vai de carro :(

    O meu filho há dias viu uma via para bicicletas e ficou doido, acho uma graça.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Não sou fã de bikes, caio nelas que é uma coisa parva! Mas acho bem que haja esses espaços e que o desporto seja valorizado.

    Beijoca.

    ResponderEliminar
  6. Eu moro perto do Cabo da Roca e todos os dias deparo-me com imensas bicicletas que vão no meio da estrada. Ora num sitio como este, onde é plena serra com curva e mais curvas, às vezes acho que arriscam muito.
    Quando a andar livremente, prefiro. Aqui em Cascais temos pistas optimas mesmo junto ao mar e onde podemos andar e respirar liberdade.
    O meu filhote já faz quase 2Km a pé sem pedir colo!
    Bj** e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. infelizmente acontece demasiadas vezes....


    http://dizeralgo.blogspot.pt/2010/08/do-civismo.html

    ResponderEliminar
  8. olá. tens toda a razão e espero que um dia, isso melhore. quando conduzo, vou com muito cuidado, por causa das bicicletas e quando ultrapasso-os, tento sempre dar-lhes o máximo de espaço. O ideal era que existissem ciclovias em todas as cidades e isso não existe, infelizmente. na Figueira da Foz existe a ciclovia, o que dá bastante jeito. beijos e um abraço. bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Isso é mal geral. Eu conheço ciclistas que se queixam do mesmo: os automobilistas não têm respeito nenhum. É triste, mas parece que as pessoas quando andam de carro viram bichos.

    ResponderEliminar
  10. É uma tristeza ver os automobilistas não terem respeito pelos ciclistas, a estrada dá para todos.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente não há respeito, eu já presenciei isto várias vezes. Beijinho.

    http://universodeumcloset.blogspot.com
    Facebook

    ResponderEliminar
  12. Há pessoas que não respeitam mesmo e depois reclamam que fizeram mal e que deviam ter feito assim ou assado.
    Eu raramente ando de bicicleta, mas antes em anos anteriores andava bastante, mas como vivo numa vila e onde existe muito menos população que numa cidade, nunca tive problemas em andar de bicicleta por aqui, apesar que todo o cuidado é pouco, pois algumas bermas aqui são pequenas e perigosas e se não tivermos cuidado e se o condutor do carro ou mota não estabelecer uma segurança entre nós, de certo modo acontece como aí, os tais acidentes.
    Fizeste bem em apelar e alertar aos que te lêem e venham a ler que fiquem a saber que existem regras e essas devem ser cumpridas à risca e não andar a brincar ou banalizar.

    ResponderEliminar
  13. É verdade... essa falta de civismo pode provocar acidentes. É bom alertar :)

    ResponderEliminar
  14. Olá!

    Pois, em Leça, onde vivo, há o problema contrário: não há ciclovia, os ciclistas não querem andar na estrada e então andam no passeio dos peões! Também não funciona muito bem :) De qualquer das formas, com um pouco de civismo acho que é possível entendermo-nos todos :D

    Beijinhos e bom fim-de-semana! :)

    ResponderEliminar
  15. Tem piada que agendei para este fds um post com fotografias de ciclovias, que revelam exactamente o que escreve aqui: a falta de civismo tuga! Só assim se explca que muitas das ciclovias sejam protegidas por gradeamentos e blocos de cimento, para evitar que sejam invadidas por corpos estranhos.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  16. Gostos não se discutem, mas as pessoas que se metem num ginásio não sabem o que perdem por não irem para o ar livre, oxigenar os pulmões, apanhar chuva, sol, vento, tudo o que a Natureza tem para nos oferecer. Mas claro, também há muita gente que frequenta o ginásio porque não tem possibilidade de fazer desporto num local ao ar livre com o mínimo de condições e afastado do tráfego automóvel. O importante é fazer-se desporto.

    Quanto ao civismo dos automobilistas, bom... pelo que tenho visto, a maioria das pessoas aqui em Portugal transfigura-se quando está ao volante. Muitas têm comportamentos que roçam a selvajaria. Como corro e não ando de bicicleta, e felizmente posso correr numa mata a poucos quilómetros de minha casa, consigo fugir dos automobilistas. Mas mesmo assim já fui insultado por alguns quando, a correr, mudava de passeio utilizando a passadeira. Porque há gente para quem uma passadeira não significa nada, que além disso teima em não perceber (onde é que andaram a tirar a carta?...) que há limites de velocidade dentro de uma povoação, e para quem um ciclista ou corredor são espécies a abater.

    Pessoas que levam cães sem trela são às dezenas. Sobretudo na mata onde corro. E quando nós passamos perto deles dizem sempre: "não se preocupe, ele (o cão) não faz mal, só quer brincar." Já ouvi isso centenas de vezes, e centenas de vezes os cães vieram atrás de mim tentando morder-me as pernas. Porque gostam de brincar. E o que tenho eu (temos nós) a ver com as brincadeiras deles? Os donos não percebem que estão num espaço público. E quando passeiam um cão num espaço público têm de o levar pela trela. É de lei. Já caí por causa de um cão, e conheço muita gente que deu quedas graves por causa de cães. Mas a selvajaria chega mesmo ao ponto de haver pessoas que levam os cães para a mata para caçar coelhos (há coelhos na mata onde corro).

    E no entanto, nada disto me demove de correr. À chuva ou ao sol, mas à chuva é muito melhor. E nesses dias de chuva só se encontram ciclistas ou corredores. Estamos todos em família :-)

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  17. Isso é bem verdade. As pessoas tem cada vez menos respeito umas pelas outras...

    ResponderEliminar
  18. Pura verdade o que falta em nosso pais é educação em todas as classes sociais, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  19. o problema é que a falta de cidadania é transversal aqui nos meus lados são inúmeros os relatos de atropelamentos constantes de peoes nas passadeiras...

    ResponderEliminar
  20. ao será antes já que isso lhes pode custar a bicicleta (ou na pior das hipóteses, a vida)? ehehe ;) *

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...