Para fazer O CAMINHO terei que levar a credencial do Peregrino (vá ou não fazer O Caminho por uma questão de fé), de um lado as credenciais têm um resumo de todos os caminhos traçados na Europa do outro tem espaço livre para preencher com carimbos. Vou pedindo carimbos por os sítios onde passo e vou enchendo o meu passaporte do Caminho, com isto sou reconhecida nas oficinas do peregrino ao longo do Caminho caso precise de alguma coisa, tenho direito a poder pernoitar nos albergues e também a um certificado quando chegar a Santiago de Compostela, em como cheguei lá vinda de Saint Jean Pied de Port.
Pequena curiosidade: Sabiam que depois de obter o certificado do peregrino, também conhecido como A Compostela caso a pessoa tenha feito O Caminho por fé na próxima missa da catedral anunciam a nossa chegada? Por exemplo, se eu quisesse, eles diriam que sou a Vera, a Loira, neste caso vinda da cidade Também quero um Blog em Portugal e que pedalei cerca de 800 Km de Sain Jean Pied de Port até Santiago.
Adorei saber isso =)
ResponderEliminarSuper interessante mesmo.
Beijocas
Fantastico :)
ResponderEliminarPaulinha
Eu espero mesmo que vás conseguindo partilhar aqui tudo. Estou a gostar :)
ResponderEliminarNão sabia disso. Aqui numa freguesia vizinha há caminho de Santiago e noutra há um albergue para os peregrinos.
ResponderEliminarÉ uma recordação e uma prova de que fizeste o caminho, seja por fé ou não.
Parece importante ser anunciada a chegada na missa da catedral.
Obrigada por partilhares connosco :D
ResponderEliminarA minha mãe deixa escapar muitas vezes :" A fé é que nos salva". Há quem chame fé, quem chame esperança e quem chame optimismo. Creio que é apenas uma questão de numenclatura. Fé é um monossílabo fácil de articular. Por essa razão ou por quaisquer outras razões, tenho fé na tua fé.
ResponderEliminarBeijinhos
Não sabia nada disso. É todo um mundo novo que estou a descobrir. Mas então há aí alguma fé envolvida ou não? :)
ResponderEliminarpippacoco.blogspot.pt
Não sabia, isso é interessante ^^ *
ResponderEliminarnão sabia nada disso, é interessante :)
ResponderEliminarVerá foste a S. Pedro de Rates? :) Espero que chegues no Domingo e que o teu nome seja anunciado! :)Mereces.. Se não existe fé catolica.. existe algo de transcendente!
ResponderEliminarPippa Coco,
ResponderEliminarAinda vou tentar fazer um post a tentar explicar o porquê do Caminho, mas penso que te posso resumir isto, há pessoas que o fazem por fé ou por promessa, há quem o faça por convicção, há quem vá só porque gosta de caminhar ou de pedalar, há quem vá em busca de algo que não sabe explicar o que é.
Nainho,
ResponderEliminarEstive em S. Pedro de Rates em Junho, estava a fazer um trajecto Famalicão - Póvoa - Vila do Conde - Famalicão quando passamos por lá e estava em festa, havia passadeiras de flores por toda a zona envolvente da igreja, paramos e estivemos lá um bom bocado, a ver as passadeiras a tirar fotos e também entrei na igreja, é muito bonita.
Que giro! Não sabia que havia um passaporte para ir sendo carimbado e também não sabia que dizem o nome das pessoas que vão por fé :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Tinha mais ou menos a noção de como funcionam as eregrinações desse tipo, pois tive uma colega de trabalho que fazia, e julgo que faz, com regularidade as peregrinações.
ResponderEliminarAinda não fiz esta, alias só fiz uma que não sei se é parecido, à dois anos fiz Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, não sei se sabes em que consiste. Acho que são coisas muito boas de se fazer, é um autentico crescimento humano :)
ResponderEliminarAinda não fiz esta, alias só fiz uma que não sei se é parecido, à dois anos fiz Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, não sei se sabes em que consiste. Acho que são coisas muito boas de se fazer, é um autentico crescimento humano :)
ResponderEliminarSiga!!! Que tudo corra bem
ResponderEliminarÉ muito giro mesmo :)
ResponderEliminarMuito interessante!
ResponderEliminarDeve ser bacana esta chegada!!!
Adorei Vera!
Muito interessante!
ResponderEliminarDeve ser bacana esta chegada!!!
Adorei Vera!
você pretende mesmo passar por esse caminho? boa sorte!
ResponderEliminar»»» Emilie Escreve
Oh que engraçado ^^ não sabia que anunciavam a chegada! Boa sorte :D
ResponderEliminarE porque não?
ResponderEliminarÉs o nosso orgulho!
Na missa (penso que a terão) têm o "botafumeiro"?
Vale a pena...vi uma vez.
Só o fazem em ocasiões especiais.
Deves perceber disso, mais do que eu.
Beijinhos.
Tu és de facto fabulosa
ResponderEliminarQuando era nova fui 3 vezes a Santiago de Compostela. O meu pai adorava Santiago. Eu gostava de ter a coragem de fazer o Caminho a pé. Vou vivendo a tua experiência e deliciando-me com ela. Boas pedaladas.
ResponderEliminarVai ser uma aventura SOBERBA.
ResponderEliminarBem vou dizer te uma coisa se ainda nunca fizeste o caminho lembra te que é o caminho que vai passar por ti e não tu pelo caminho.
ResponderEliminarSe durante o caminho descobrires o significado destas palavras óptimo se não depois explico te.
E já agora bom caminho.
Emilie S, não pretendo, eu vou.
ResponderEliminarMona Lisa,
ResponderEliminarFazem-no na missa do peregrino, mas não é sempre, nunca vi pessoalmente, só no filme que falei lá atrás "the way", espero ter a sorte de ver desta vez, quem sabe...
Jordão Alves,
ResponderEliminarhttp://tambmqueroumblog.blogspot.pt/2013/07/os-caminhos.html
Não sabia da curiosidade mas é sempre bom aprender!
ResponderEliminarJá estive em Santiago e adorei!
Grande aventureira!