Há caminhos de Santiago traçados por toda a Europa, com certeza todos vocês já passaram por as setas amarelas, pela estrela de Santiago ou por placas indicativas do Caminho. Eu já fui a Santiago três vezes, sempre por caminhos diferentes mas relativamente perto, comparado com a viagem que vou fazer agora. Em 2010 parti de Chaves para apanhar a Via de la Plata que tem origem em Sevilha, depois de passar a primeira noite em Ourense e a segunda em Silleda cheguei a Santiago de Compostela ao terceiro dia. Em 2011 parti da minha cidade rumo a Braga e depois a Vila Praia de Âncora, onde passei a primeira noite, na segunda fiquei em Pontevedra e mais uma vez cheguei a Santiago de Compostela ao terceiro dia, estava feito O Caminho da Costa. Em Junho de 2013, há relativamente pouco tempo, parti novamente da minha cidade rumo a Braga e ao final do primeiro dia estava em Ponte de Lima, no segundo dia cheguei a Pontevedra e no terceiro a Santiago de Compostela, este é o caminho Português mais tradicional. Cada um destes caminhos tem cerca de 250 Km, o Caminho da Costa tem cerca de 350 Km. O Caminho Francês, que vou fazer daqui a mais ou menos um mês tem cerca de 800 Km, quem vai fazê-lo a pé tem de tirar no mínimo 31 dias e quem vai fazê-lo a pedalar, como é o meu caso, tem de tirar no mínimo 13 dias, há quem faça O Caminho em menos dias, mas para aproveitar a viagem, dizem os especialistas estes são os dias necessários. Vou sem planos de quantos dias e de quantos Km fazer por dia, vou ao sabor da viagem.
Esta foto foi tirada na última viagem a Santiago, aqui estamos a subir a Labruja, a serra depois de Ponte de Lima, eu diria que é o maior obstáculo deste Caminho, se conseguirem ver uns calções azuis e uma meias rosa sou eu. Esta é a seta que nos guia durante todo o Caminho, em todos os Caminhos.
Quanto te invejo...
ResponderEliminarJá estive em santiago mas nunca fiz nenhum dos caminhos; há anos que digo que o hei-de fazer...um dia faço mesmo!
Ainda falas no meu fim-de-semana... Eu só queria ter metade da tua energia! :)
ResponderEliminarpippacoco.blogspot.pt
Aventuras garantidas!
ResponderEliminarGosto de tua coragem!!
beijos flor!
Obrigada por neste post me teres respondido às perguntas que te fiz :)
ResponderEliminarEu vou tendo tempo, aos poucos. E por isso tenho de aproveitar o pouco da melhor maneira.
Mulher com garra :D
ResponderEliminarQue grande aventura por aí vem! Coragem é o teu 'middle name', não? ;)
ResponderEliminarTHE GLITTER SIDE | FB
Sabe tão bem uns passeios assim
ResponderEliminarVai ser uma grande aventura parabéns.
ResponderEliminarbeijinhos grandes.
assim é que é mulher coragem. Depois faz um diário de bordo pois é giro para recordar mais tarde =)
ResponderEliminarbjs*
http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/
Aposto que vai ser uma grande e magnifica viagem =)
ResponderEliminarCheguei a Santiago no sábado!!!
ResponderEliminarQual é a tua cidade afinal? Já lá fui, a Santiago, umas poucas de vezes e parto sempre de Chaves, de auto-caravana. Conheço os caminhos para Santiago em Portugal e em Espanha e era incapaz de ir lá a pé ou de bicicleta. Adoro Espanha principalmente o Norte e porque o visito bastante vejo essas setas amarelas e as placas a informarem os caminhantes. É preciso ter muita coragem,muita força de vontade e muita resistência física. Admiro-te bastante. Beijinho
ResponderEliminarEstive em Santiago há umas semanas e, apesar de não ter vibrado com a cidade, entendi muito bem toda a aura religiosa e mística em torno dela. :)
ResponderEliminarGarantida aventura ;)
ResponderEliminarI follow you beautiful blog. I hope you will follow me back and I will wait for you in my blog www.gabusiek.blogspot.com
Admiro-te e invejo-te amiga.
ResponderEliminarAproveita essa tua energia! :)
beijinho
Fê
Grande aventura!! Que seja uma experiência fantástica!
ResponderEliminarA sério, deve ser uma viagem brutal =)
ResponderEliminarEstou doida pelo relato, pelas fotos, por tudo =)
Beijocas
cá estarei quando voltares. e obrigada pelo apoio, parte de mim acredita que tudo vai melhorar. beijinho grande
ResponderEliminarDeve ser maravilhoso andar por esses lugares sem pressa e a apreciar a paisagem.
ResponderEliminarEspero que aproveites um bocadinho por mim,também, porque gostava de um dia poder viajar assim sem pressa,por locais desconhecidos, sem marcações de lugares e apreciar cada minuto, talvez quem sabe um dia nos aventuremos a isso.
Beijinhos
Recentemente também ando metida nisto da Bicicleta, BTT... e opa o meu desejo é ir a Santiago, eu sou de Barcelos a partir daqui acho que 3 dias ou 2 dias a dar bem, se faz.. mas só nas próximas férias [para o ano] dizem que é fabuloso!
ResponderEliminarAdmiro-te mulher! :D És a segunda Atleta de BTT que conheço, e um dia quero ser assim, mas para já vou dando uns passeios de fim de semana
beijinho e força nisso
Não vou repetir o que os teus amigos têm dito. Vou apenas deixar escrito que me deixa feliz pensar que existe gente suficientemente intensa para viver aventuras fantásticas como tu o fazes.
ResponderEliminarBeijinho grande
És forte!
ResponderEliminarQue coragem! A minha mana vai fazer o caminho a partir do Porto :) também vai de bicicleta! Se calhar, um dia destes, ainda te chateio um bocadinho a pedir-te umas dicas :P
ResponderEliminarUm dia hei de fazer um desses Caminhos! És uma mulher de coragem!
ResponderEliminarBeijinho*
Que pena não ser mais nova!!!
ResponderEliminarA serra é fabulosa, pelo que vejo na tua foto.
Beijinhos.
eu vou fazer o caminho este ano.. da minha cidade braga ponte de lima.. a pé.. 1 de setembro em santiago eheh
ResponderEliminarMary Brown, compreendes que não quero dizer qual é a minha cidade...
ResponderEliminarQue grande aventura, espero que tudo corra bem. Também gostava de fazer uma dessas viagens.
ResponderEliminar:)
ResponderEliminarEu adoraria fazer o Caminho de Santiago, ainda não foi possível, e este ano não será de certeza mas quem sabe daqui a um ano ou dois...
Beijinhos.
Fui uma vez a Santiago de bicicleta.
ResponderEliminarEscolhemos um ponto aleatório. 240 km.
Não me sentava em cima de uma bicicleta há mais de cinco anos.
3 semanas antes da partida, levei para casa o veículo que ia conduzir.
Esteve duas semanas parada. No domingo antes de arrancar (partimos num sábado) fiz dez kms. Penosos! :)
Na quarta feira seguinte fiz catorze.
Chegados a sábado e ao fim de cinco kms já me apetecia desistir. Segui sempre. Os últimos 40 foram penosos. Com duas ou três "bombas" lá aguentei as dores (e que dores!) no joelho.
Se eu, com uma vida não regrada, sem treino, e com stress acumulado de 2 anos de trabalho praticamente sem férias nenhumas, consegui, fazes isso com uma perna às costas.
E, apesar de praticamente não conseguir andar nos três dias seguintes a chegar a casa, se hoje me dissessem que era para repetir, ia novamente.
Vai custar, mas no final, vai saber bem.
Bom Caminho.
Já agora...
ResponderEliminarA Labruja (para quem vai pela primeira vez e é obrigado a pegar na bicicleta às costas, sem saber quando a serra - e as pedras - acaba) mete medo! :)
Claro que compreendo Vera. Beijinhos
ResponderEliminar