segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dos locais que nos ficam para sempre na alma.

A certa altura dO meu Caminho avistamos a uns metros uma capela abandonada, é uma capela do século XI que está quase em ruínas, já só tem as paredes gastas pelo tempo, o telhado e um altar bastante maltratado pelos anos de abandono. Para lá chegar é preciso fazer um pequeno desvio mas há bastantes caminhantes a fazê-lo, resolvemos visitar a tal capela. Ao entrar senti-me num local sagrado, não por ter sido uma capela, não por estar a fazer O Caminho, mas por tudo o que ela transmitia, nas paredes, no chão, no altar, em cada espaço daquele local há cartas, fotografias, mensagens de perdão, de sonhos, de desejos, em cada papel há uma história, em cada objecto que as pessoas deixam lá há uma vida. E são tantas que nos perdemos por lá bastante tempo, na realidade, não me apetecia sair dali, queria saber de cada pessoa, de cada desejo, de cada tristeza, mesmo nas cartas escritas em línguas que não entendia, queria tocar, como se com o toque conseguisse sentir cada pessoa que ali deixou um bocado dela. Senti um impulso de também eu escrever algo para lá deixar, mas ao mesmo tempo senti-me tão pequenina no meio daquele sitio que já não é nada mas que está cheio de tudo que simplesmente não fui capaz de escrever nem deixar por lá nada. Depois do tempo que já passou desde que lá estive ainda não me arrependo de não ter deixado uma mensagem minha naquele local, agora sei que ele existe e quando tiver algo que mereça ser deixado lá, porque isto é importante, penso que é preciso ter algo a dizer que mereça lá estar, nesse dia hei-de lá voltar.

19 comentários:

  1. Eu sei o que escreveria.
    muito giro, Vera!

    ResponderEliminar
  2. Um lugar carregado de simbolismo, sem dúvida! Obrigada por partilhar estas "pequenas" maravilhas connosco e assim despertar em nós a emoção e a comoção.

    ResponderEliminar
  3. Cantinho incrivel

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  4. Espectacular! Há lugares que parecem mágicos!

    ResponderEliminar
  5. Um local único!

    Em cada mensagem, quanta aflição, quanto desejo...pedaços de quem ali esteve.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Deve ser um local tão especial! Não por ter sido uma igreja, mas por todos os sonhos, desejos e pensamentos que alberga :)

    ResponderEliminar
  7. Existem sítios únicos, ainda que por vezes o sejam apenas aos olhos de alguns. Esse deve ser um deles. Talvez eu deixasse um pedido ou um desejo, o de me tornar mais forte para poder ajudar os outros, sobretudo os que me rodeiam. Essa força ajudar-me-ia também a aguentar as coisas que me vão acontecendo.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Minha querida,

    Podes ir espreitar este post?

    Um beijinho e obrigada! :)

    http://mmaktubb.blogspot.pt/2013/11/arvore-de-natal-da-blogosfera-2013.html

    ResponderEliminar
  9. Quando sentires que é necessário deixares lá algo escrito vais saber e aí voltas. Não se deve fazer só porque nos apetece, deve-se fazer porque sentimos que o devemos fazer :) um dia hás-de voltar a esse lugar.

    ResponderEliminar
  10. Que interessante, esse lugar cheio de experiencias :)

    ResponderEliminar
  11. ...Ora aí está um lugar que eu adoraria conhecer :)

    ResponderEliminar
  12. Quanto me estavam a contar desta capela acredita que fiquei mesmo toda arrepiada...

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...