segunda-feira, 20 de abril de 2015

Os meus livros #24 - Resistência

Sinopse
1944. Após a queda da Rússia e os desembarques falhados do Dia D, um contra-ataque realizado por parte dos alemães permite-lhes pisar solo britânico. No espaço de um mês , metade da Grã-Bretanha encontra-se ocupada. Sarah Lewis, uma jovem de vinte e seis anos, mulher de um agricultor, acorda e dá-se conta que o seu marido Tom desapareceu. Não é a única, já que todas as mulheres no isolado vale de Olchon, próximo dos limites fronteiriços do País de Gales, ao acordarem verificam que também os seus maridos partiram. Em resultado desta súbita e inexplicável ausência, estas reorganizam-se como uma comunidade inteiramente feminina e aguardam, na esperança de receber notícias. Uma patrulha alemã chega ao vale, mas o objectivo da sua missão permanece um mistério. Quando um Inverno rigoroso obriga os dois grupos a cooperar começa a desenvolver-se uma frágil dependência mútua. Sarah trava hesitantemente conhecimento com Albrecht Wolfram, o oficial que comenda a patrulha. Contudo, a iminente ameaça da guerra a pressioná-los, durante quanto tempo poderá sobreviver o delicado estado de harmonia que reina naquele vale? Imbuído de uma imensa amplitude de imaginação e confiança, o romance de estreia de Owen Sheers vai-se desenrolando com um ritmo e intensidade próprios de um thriller. Um hino às gloriosas paisagens dos territórios fronteiriços e um cativante retrato de uma comunidade sitiada, Resistência constitui um primeiro romance com um considerável encanto e vigor.


Demorei imenso tempo a terminar este livro, talvez por andar demasiado cansada, talvez por o livro ser demasiado cansativo. Claramente deveria ter lido Resistência numa outra fase da minha vida. Para compensar fui lendo alguns livros mais leves ao mesmo tempo. Nunca desisto de um livro porque acho que ele tem sempre algo para me ensinar e este ensinou-me várias coisas. 

1 comentário:

  1. eu estou a demorar imenso a ler o Outlander, maravilhoso livro mas como tem "escocês" demoro mais a ler, além de que o livro é enorme!

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...