segunda-feira, 4 de maio de 2015

O rescaldo emocional

Não sei se há pessoas que tenham feito O Caminho de Santiago só uma vez na vida, se as há, acredito que não o repetiram somente por motivos de força maior. Creio que todas as pessoas que percorreram O Caminho o voltam a fazer outra vez, e outra, e outra, tal como aconteceu comigo. Há algo por lá de mágico e de indescritível, que nos encanta, que nos seduz, que nos cativa e nos chama de novo.
Este foi o meu sexto Caminho de Santiago, por seis vezes já cheguei à Praça do Obradoiro vinda do Caminho e por três vezes já cheguei ao Km zero, em Finisterra, chego sempre à conclusão que O Caminho não se repete, em cada Caminho as sensações, os sentimentos, as aprendizagens, as pessoas, as paisagens e as histórias são diferentes, são irrepetíveis, são únicas, há sempre algo de novo por lá. Nunca poderei esquecer nem repetir o que senti da primeira vez que cheguei aos pés da catedral, depois de tanto sofrimento, nem o que senti quando terminei O Caminho Francês depois de catorze dias a pedalar e com quase mil km percorridos, tão pouco poderei esquecer a sensação de paz, de amizade e de companheirismo com que terminei O Caminho no ano passado.
O Caminho ensina muito a quem o percorre, além dos trilhos, estradas, cidades, monumentos, sensações físicas e emocionais em cada dia, em cada km, O Caminho mostra-nos muito mais, mostra-nos as pessoas, as coisas, mostra-nos o indispensável na nossa vida, o indispensável para sobreviver fisicamente e o indispensável para o nosso coração, aquilo e aqueles que são realmente importantes na nossa vida, aquilo e aqueles que nos alimentam a alma. O Caminho tem a capacidade, principalmente, de nos fazer pensar mais, de nos fazer sentir mais e de nos ensinar quem e o que somos, qual é a nossa verdadeira essência.
Este Caminho ensinou-me, sem dúvida, mais de mim, muito mais de mim, e deixou-me orgulhosa por ser quem sou, não sou perfeita, estou muito longe disso, mas tenho a capacidade de analisar os meus erros e a humildade de pedir desculpa. Cheguei à meta feliz.

7 comentários:

  1. Fiquei emocionada com o teu relato. É essa a essência que eu vejo em quem percorre o caminho, o aprendizado. É por isso que um dia também quero fazê-lo. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ainda só fiz o Caminho uma vez, mas é como tu disseste, ninguém faz só uma vez por opção. Ainda não tive oportunidade de voltar ao Caminho, mas a vontade não morre, só cresce com o passar do tempo.

    ResponderEliminar
  3. É bom terminar algo e sentirmo-nos bem e felizes =)

    ResponderEliminar
  4. Sabes o que te digo? Qualquer dia faço esse caminho.
    Mas só espero que eu me sinta assim quando decidir definitivamente ir a Fátima a pé =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Tens razão e eu hei-de voltar a fazê-lo :)

    ResponderEliminar
  6. Deve ser realmente algo inesquecível... Também queria muito fazê-lo e ao ler-te fico ainda com mais vontade...
    Que texto tão inspirador...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...