sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A perfeição dos tempos modernos

É aquela que toda a gente partilha, diariamente, nas redes sociais. É aquela que apresentamos aos outros em forma de publicação. Parece que actualmente todos somos felizes, todos comemos coisas maravilhosas, todos vamos a locais espectaculares, todos temos a família perfeita, os amigos ideias, parece até que hoje em dia somos todos atletas de alta competição ou especialistas em tudo e mais alguma coisa, parece que hoje em dia todos temos uma vida perfeita, a perfeição dos tempos modernos.
E é aquela que nos exigem todos os dias, porque uma fotografia mal tirada, um erro ortográfico, umas gorduras a mais, uma atitude que fuja daquilo que está previsto, uma afirmação com a qual os outros não concordem, um erro, uma forma de vida diferente, uma fuga às supostas regras, um simples assunto banal ou uma história que deveria ser privada se pode tornar viral, se pode parecer com uma notícia capaz de fazer mudar o mundo, parece que hoje em dia todos nos exigem que tenhamos uma vida perfeita, todos nos apontam os erros, o dedo, todos nos criticam, todos nos dizem o que está bem e o que está mal em nós, todos esgotam os assuntos de forma irremediável, é a perfeição dos tempos modernos.
Parece que hoje em dia toda a gente a pode exigir, a tal da perfeição, porque já ninguém comete erros, já ninguém tem dúvidas sobre nada, toda a gente está em posse dela, da tal perfeição.

Talvez por isto eu goste cada vez mais de pessoas imperfeitas, por me identificar com elas, talvez porque a perfeição dos tempos modernos me assuste e eu não queira fazer parte disto.

5 comentários:

  1. Olha... genial... é mesmo isto que penso muitas vezes mas que nunca tinha conseguido verbalizar, mesmo através da escrita...
    Quantas vezes dou por mim a pensar que, "caramba", quase toda a gente parece ser e ter uma vida perfeita... E que hoje em dia todos são potentes atletas, cheios de capacidades e brutos equipamentos e 'gadgets'...
    Muito bom este texto...
    ;-)

    ResponderEliminar
  2. Vidas perfeitas não as há, o que existe é uma quantidade enorme de pessoas que vivem alheadas num mundo de faz de conta, porque têm medo de colocar os pés assentes no chão e admitir que são imperfeitas, que a sua vida não está a ser sentida. A mim causa-me estranheza esse modo de vida, mas se querem ficar agarrados a ele isso é lá com cada um. Mas isso não é viver, isso é outra coisa qualquer. A vida é imperfeita e por isso é que vale a pena vive-la.

    ResponderEliminar
  3. Esta "perfeição" dos tempos modernos é para parvinhos ;)

    ResponderEliminar
  4. Fossem metade das coisas q se publicam nas redes sociais sinceras e verdadeiras e o mundo seria,de facto, um lugar bem melhor. Só q não.
    E qual seria a graça se tudo fosse perfeito? A"pica"da vida tb n passa por ai? (N q me importasse q me saisse o euromilhoes, atenção :))

    ResponderEliminar
  5. Eu cá acho que todos sabem que a vida real não é assim, perfeita e povoada apenas de coisas boas, mas para quê partilhar as tristezas, essas lutamos contra elas, ultrapassamo-las e queremos esquecê-las, já as coisas boas são para recordar. Beijinhos

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...