quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Não fazes mais nada na puta da vida, Loira?

Em 2015 li 72 livros. As pessoas acham muito, acham demais, acham que não faço mais nada a não ser ler e quem lhes dera ter tempo para isso. São todas muito ocupadas, não têm tempo para nada, eu sim, tenho tempo de sobra, para ter lido tantos livros. Estás sempre a ler, é o que me dizem quando calham de ver o livro que trago sempre na mala. O curioso é que eu não tenho tempo nenhum para ler. Trabalho no escritório todo o dia, quando saio vou para o ginásio pelo menos duas vezes por semana, ando a tirar uma formação que me ocupa mais dois finais de dia, isso significa que só me sobra um dia em que chego a casa antes das 21:00 H, aproveito esse dia para cuidar da casa, porque também tenho de fazer essas merdas, o jantar, tratar da limpeza, das roupas e das compras. Tem de me sobrar tempo para o meu gajo, para a minha família e para os meus amigos. Ao fim de semana ando de bicicleta, a não ser que não possa mesmo, ao sábado à tarde e ao domingo de manhã ninguém me apanha a fazer mais nada a não ser pedalar lá em cima na montanha, às vezes pedalo ao sábado todo o dia e também há os domingos em que vou às maratonas. Tenho de arranjar tempo também para planear as aventuras. Há dias em que consigo ler pouco mais de meia hora à noite, há dias em que não consigo ler nada e o que as pessoas não sabem é que o livro que anda na minha mala para trás e para a frente religiosamente só me serve para transportar peso porque nunca consegue ver a luz do dia. Não vejo televisão e aproveito todo o tempo livre que tenho para ler, porque é isso que eu gosto de fazer. Apesar das pessoas acharem que leio muito, que leio demais e que não faço mais nada na puta da vida, a verdade é que não tenho tempo nenhum para ler, que para mim é pouco aquilo que leio, é sempre pouco. Tivesse eu tempo e as pessoas veriam o que é realmente ler tudo o que se quer.

13 comentários:

  1. Se com tantas tarefas e sempre tão ocupada ainda conseguiste ler 72 livros parece-me bem que leste em diagonal. É que estou em crer que isto da leitura não é para bater recordes tipo, "leio mais que tu", se é que me faço entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei ler em diagonal nem estou em competição com ninguém, o que quero dizer é que abdico por exemplo de ver televisão para poder ler, o que a maioria das pessoas que acha que eu não faço outra coisa na vida não faz. Fim de semana passado li um livro no sábado e outro no domingo, aproveito tudo o que posso para ler e por isso é que consegui ler em 2015 os 72 livros.

      Eliminar
    2. Exactamente, concordo. Que livros foram esses que te apaixonaram com tanta força num fds?

      Eliminar
  2. Eu confesso q admiro essa capacidade de leitura. Ate invejo, sem maldade.
    E o q penso qd leio os posts sobre as leituras é: tenho q me disciplinar!
    Compreendo mto bem o prazer q dá ler!

    ResponderEliminar
  3. Eu confesso q admiro essa capacidade de leitura. Ate invejo, sem maldade.
    E o q penso qd leio os posts sobre as leituras é: tenho q me disciplinar!
    Compreendo mto bem o prazer q dá ler!

    ResponderEliminar
  4. Já somos duas sem tempo e deixei de carregar o livro por isso mesmo, não o lia e só fazia peso. Mas 10 minutos antes de dormir já ajuda a avançar com a leitura =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje também não o trouxe, a mala é pequena, mas sinto-lhe a falta.

      Eliminar
  5. Falta-me o dinheiro! E a mania (parva) que tenho de não gostar de pedir livros emprestados, porque depois quando gosto não descanso enquanto não os compro.
    E depois dizem-me "ah, tu não lês, devoras"; "Ninguém lê um livro de 600 páginas em 3 dias" "Assim nem assimilas o que lês".
    Não, não e não. Leio porque gosto, leio mais rápido porque desde os 6 anos que nunca falta um livro na mesa de cabeceira. E quando não há um livro novo para ler, volto aos preferidos, aos antigos, até àqueles que não gostei tanto mas aos quais dou uma nova oportunidade.
    Não ligues, Loira. Não estás sozinha. Toda a gente arranja tempo para fazer aquilo que gosta. Ainda bem que ainda existem aqueles que gostam de ler!
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, também tenho essa mania de querer ter os livros que gosto, por isso também me é difícil ler emprestados ou da biblioteca, mas quando tiver de ser, será, passar sem ler é que nunca. E olha... eu já li um livro de 600 páginas em dia e meio :)

      Eliminar
  6. A falta de tempo muitas vezes é só uma desculpa. Trata-se mais de canalizar o tempo livre para o que gostamos.

    ResponderEliminar
  7. Creeedddoooo!!!! Em 2015 devo ter desistido de ler uns 72 livros... Não foi um bom ano para mim a nível de leituras, nada me parecia interessante... Hummmppffff!

    ResponderEliminar
  8. Como eu gostava de voltar a ter essa vontade entusiasmada de ler...
    :D
    Quanto ao que as pessoas dizem, deixa... no meu caso, devem dizer que não faço mais nada a não ser ir ao ginásio e andar de bicicleta...

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...