quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Os meus livros #5 - Mataram a Cotovia

Sinopse
Situado em Maycomb, uma pequena cidade imaginária do Alabama, durante a Grande Depressão, o romance de Harper Lee, vencedor do Prémio Pulitzer, em 1961, fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista.
Scout, a protagonista rebelde e irónica, é criada com o irmão, Jem, pelo seu pai viúvo, Atticus Finch. Ele é um advogado que lhes fala como se fossem capazes de entender as suas ideias, encorajando-os a refletirem, em vez de se deixarem arrastar pela ignorância e o preconceito.
Atticus vive de acordo com as suas convicções. É então que uma acusação de violação de uma jovem branca é lançada contra Tom Robinson, um dos habitantes negros da cidade. Atticus concorda em defendê-lo, oferecendo uma interpretação plausível das provas e preparando-se para resistir à intimidação dos que desejam resolver o caso através do linchamento. Quando a histeria aumenta, Tom é condenado e Bob Ewell, o acusador, tenta punir o advogado de um modo brutal.
Entretanto, os seus dois filhos e um amigo encenam em miniatura o seu próprio drama de medos, centrado em Boo Radley, uma lenda local que permanece confinado numa casa vizinha.



Fiquei completamente apaixonada pela Scout e pela forma de escrever da autora. Mataram a Cotovia é um livro extraordinário e imprescindível. 

3 comentários:

  1. Fantástico livro! Agora vou ler a continuação...

    ResponderEliminar
  2. Também já o li e adorei. Acho que é daqueles livros que todos deveríamos ler pelo menos uma vez na vida.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...