quinta-feira, 7 de abril de 2016

Os meus livros #20 - Vai e põe uma sentinela


Sinopse

Vai e Põe Uma Sentinela, de Harper Lee, um dos mais aguardados livros do ano chega às bancas portuguesas no próximo dia 21 de outubro, com a chancela da Editorial Presença. Disponível em todas as livrarias do país, o livro considerado «uma obra de arte» pelo Chicago Tribune promete confirmar o estatuto de bestseller que alcançou noutros países. Jean Louise Finch - Scout - a inesquecível heroína de Matar a Cotovia, regressa de Nova Iorque a Maycomb, a sua cidade natal no Alabama, para visitar o pai, Atticus. Decorre o turbulento período de meados de 1950, numa nação dividida em torno das dramáticas questões raciais. É com este pano de fundo que Jean Louise descobre verdades perturbadoras acerca da sua família, da cidade e das pessoas de quem mais gosta, o que a leva a interrogar-se sobre os seus valores e princípios, e a confrontar-se com complexos problemas de ordem pessoal e política. Vai e Põe Uma Sentinela, romance inédito de Harper Lee, cujo manuscrito se havia perdido mas descoberto em 2014, foi escrito antes de Matar A Cotovia e apresenta-nos muitos dos personagens dessa mítica obra, agora vinte anos mais velhos. Um livro magnífico, comovente e de grande fascínio de um dos maiores vultos da ficção contemporânea.


Depois de me ter apaixonado por Harper Lee, pela escrita dela e pela personagem Scout, em Mataram a Cotovia, ler este livro era urgente e imprescindível, também por toda a polémica gerada em volta de Vai e põe uma Sentinela acho que é um livro que toda a gente deve ler. O tipo de escrita é apaixonante em ambos os livros e a reviravolta que ninguém espera dá muito em que pensar. A Scout continua a ser espectacular e soube-me muito bem matar saudades dela, embora ela já tenha crescido não perdeu a sua essência. 

3 comentários:

  1. Deve ser um bom livro... o killing a mockingbird é mesmo excelente e se este é ao mesmo nível... ;) Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Estás a ler "As luzes nas casa dos outros"? Adorei-o, ADOREI-O! Fechou com chave de ouro o meu ano de 2015. Acreditas que estive quase para te mandar o meu exemplar, em vez daquilo que acabou por ser a opção? Mas depois acabei por achar que era mais apropriado algo daqui. Depois diz qualquer coisa sobre a Mandorla, acho-a maravilhosa.
    Claro que esta Sentinela já está na lista dos "next"...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a gostar muito da Mandorla Nêta, infelizmente não tenho tido muito tempo para ler e por isso ainda vou só no início, mas quando terminar faço logo o rescaldo :)
      Beijinho

      Eliminar

Aqui não há censura...