sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ter um blog dá um trabalhão,

não é só escrever e partilhar coisas nossas, para ter um blog é preciso muito mais. Para ter um blog é preciso olhar o mundo com olhos diferentes, é preciso arranjar forma de descrever sentimentos e tempos verbais capazes de conjugar sonhos, aventuras e estados de alma. Para ter um blog é necessário olhar em redor e encontrar detalhes que vale a pena partilhar, é necessário ideias atrás de ideias, inspiração e coração. Para ter um blog é preciso aprender a escrever nas entrelinhas, é preciso contar coisas escondidas no recanto mais profundo da nossa alma, mesmo que aos olhos dos outros não esteja lá nada. Escrever não chega, é preciso fazê-lo com paixão. É preciso viver com tópicos, frases, fotografias, títulos e conclusões sempre presentes, sempre prontos a serem publicados. Para ter um blog é essencial andar por aí de espírito iluminado.
Ter um blog dá um trabalhão, pode ser cansativo, exige tempo, dedicação, paciência e a tal paixão, que convém colocar em tudo o que fazemos, só assim pode fazer sentido. De tempos a tempos, com a minha mesa no escritório a transbordar de papeis, com tudo o que tenho para fazer num dia, com a falta de tempo e o cansaço acumulado, perco a dedicação, perco a vontade de escrever, a paciência e até parece que perco também a paixão. Às vezes desapareço por tempo indeterminado, às vezes escrevo um post de vez em quando e esqueço o blog, às vezes tento fazer um esforço para cá vir, embora desta forma nada faça sentido e nada mereça ser publicado.
Ter um blog dá um trabalhão, confesso que por vezes dá vontade de desistir, demasiadas vezes dá vontade de desistir. Mas um dia, abrimos a página e alguém nos escreveu a contar que comprou um livro porque nós falamos dele, a contar que comprou umas meias iguais às nossas, vamos ao facebook e encontramos uma partilha de um texto nosso, recebemos um mail com uma notícia que fez alguém lembrar-se de nós, temos um comentário com algo surpreendente para nós, e nesse dia, nesses minutos, volta a valer a pena, volta a fazer sentido, volta o entusiasmo, a dedicação, a vontade de escrever e de partilhar, renasce a paixão adormecida.

Hoje agradeço às pessoas que me ajudam a manter este blog, que me fazem ter vontade de escrever mesmo quando a pressa da vida me rouba o tempo e a motivação, que fazem valer a pena com pequenos gestos que por vezes significam tanto, que voltam sempre, apesar da minha ausência, que partilham comigo esta paixão. Obrigada.

17 comentários:

  1. É verdade que ter um blogue dá um trabalhão, mas que compensa, compensa, como muito bem refere no seu texto. Ter um blogue é uma espécie de ato de generosidade Damos muito, mais do que pensamos, talvez. Mas acredito que recebemos ainda mais em troca. Sem leitores não existiria blogue e são eles que, com a sua presença silenciosa ou com os seus diversos comentários, alimentam, de facto, um blogue.

    ResponderEliminar
  2. Sempre que venho aqui sorrio, mesmo que estejas muito tempo sem dar notícias, isso já deve ser bastante para manteres a motivação. (Além de macaquita que de vez em quando lembra-se e pede para ver "as meias")

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Dá trabalho realmente mas depois sabe bem... Por vezes falta a inspiração ou o tempo mas acho que se acaba sempre por voltar...
    Cá estarei sempre para te ler...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Ter um blog dá um trabalhão mesmo! Mas compensa. É quase como ter uma segunda vida. Uma vida extra que se vive atrás dos bastidores, mas plena de aventuras e emoções! Beijinhos

    http://magarosa3.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Quero acreditar que um pouco de mim está neste post porque fui eu que te disse que li o Livre por tua causa, fui eu que ontem te comparei à Cheryl Strayed e hoje... surge este post. Não interpretes mal, mas senti mesmo que contribuí para este post. É uma enorme alegria. Hoje é um dia feliz porque sinto que este post também é um bocadinho para mim.

    Como vês, é reciproco. Nós ajudamos-te a continuar por cá, mas tu também nos dás muito. Muitas alegrias, dias felizes.

    Cá estarei, sempre à espera de um post teu. És, de longe, do melhor que há na blogosfera neste momento. E sou eu que te agradeço: obrigada.

    Antonieta A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonieta (finalmente sei o teu/seu nome), sem dúvida alguma que os teus comentários no outro dia sobre o Livre e ontem foram uma grande inspiração para este post.

      Agradeço, de coração.

      Eliminar
  6. Sem dúvida que dá um trabalhão, mas é o meu refúgio.

    Beijinhosl.

    ResponderEliminar
  7. É preciso ter pedalada, de facto.

    Mas eu vir para aqui falar de pedalada é como ensinar a missa ao padre, por isso é pedalar nos posts como quem pedala serra acima, que depois a vista compensa ;)

    ResponderEliminar
  8. Que apareçam muitos e muitas para te motivarem que eu cá espero ansiosamente por cada post teu!

    ResponderEliminar
  9. Fiquei a pensar se ter um blogue dá um trabalhão ou se dá outra coisa. De facto, a mim dá-me só prazer. Juro. Tenho é pena de não poder escrever todos os dias, o tempo não tem o costume de esticar muito. Do teu gosto muito, Loira. Espero que continues por cá muito tempo, até sermos velhinhas :-) (eu muito primeiro que tu). Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. E foi com os nossos blogs que nasceu a nossa amizade!!! beijinho loirex.

    ResponderEliminar
  11. Pois eu devo-te tudo. É só isto.

    ResponderEliminar
  12. Gosto de ti "companheira"!

    Beijos. :)

    ResponderEliminar
  13. O blog ajuda-nos e colocar cá fora o que não conseguimos dizer em voz alta, o blog ajuda-nos a distrair e a refletir. O blog faz com que se leia outras pessoas e comecemos a gostar delas só por isso! É bom ter um blog!

    ResponderEliminar
  14. Ter um blog dá um trabalhão! :) E se quem tem um blogue, tem-no por gosto, mas às vezes cansa, às vezes cansa mesmo muito! Depois, por isto ou aquilo lá volta o entusiasmo. Quando sentimos que "vale a pena". Às vezes sentimos, outras...nem por isso. Curiosamente, hoje o meu faz 9 anos... :)

    ResponderEliminar
  15. se te servir de incentivo. eu li o stoner por causa de ti! e amei a recomendação. tu les e andas de bicicleta e eu leio e corro. descobri te há pouco tempo mas já não passo um dia sem vir aqui. continua!!

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...