quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Os meus livros #7 - A Filha do Optimista (Eudora Welty)





SINOPSE

A Filha do Optimista conta-nos a história de Laurel Mckelva Hand, uma jovem mulher que abandonou o sul, regressando, anos depois, a Nova Orleães, onde seu pai está a morrer. Após a morte deste, Laurel e a sua provinciana madrasta regressam à pequena cidade no Mississípi onde Laurel havia crescido. Sozinha na sua antiga casa, Laurel chega a importantes conclusões sobre o seu passado, os seus pais e ela própria.


Este livro é a descrição da vida, mas acima de tudo da morte e do que resta depois dela. 

6 comentários:

  1. E de reconhecer o passado para avançar no presente e futuro.
    Uma escritora cheia de entrelinhas.
    Gosto imenso de Welty. Os contos também são muito bons.

    ResponderEliminar
  2. Parece uma história simples à primeira vista mas quando começas a ler nas entrelinhas percebes que é um texto profundo sobre perda e memórias. Gostei muito da escrita...É tão poética e as imagens são tão vívidas! Especialmente na parte final. Também me pareceu haver muito simbolismo e espaço para interpretação, o que significa que podes ler mais vezes e apanhar coisas novas - também gosto disso num livro. Em relação às personagens, talvez tenha sido propositado - a segunda mulher representa o futuro e uma ruptura com a tradição da pequena cidade, enquanto a filha está presa no passado. Ela não é muito expressiva, mas consegues ver o sofrimento e o seu isolamento nos pequenos detalhes. Há uma variedade de sentimentos fortes neste livro, mas não são expressos directamente em explosões.
    Achei que as diferenças de classe eram um sub-tema...O choque de valores. Quando todos se encontram dá-se um choque, embora esse choque nunca seja mostrado explicitamente. Ela não ia dar um murro na mesa, porque isso não é o tipo atitude que lhe foi inculcada, é por isso que ninguém expulsa os outros do funeral. No final nota-se que ela está a deixar o passado para trás e a seguir em frente - uma atitude muito diferente da do início.
    A Viagem de Felicia que estás a ler também tem muito nas entrelinhas. Espero que gostes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta resposta é minha dada a uma seguidora no meu blog - http://desabafosagridoces.blogs.sapo.pt/book-lover-problems-xxvii-261878 - e foi abusivamente copiada por esta pessoa. Plágio é crime, aprenda a pensar por si.

      Eliminar
    2. Quer que apague o comentário ou prefere que o deixe ficar para comprovar a cópia?

      Eliminar
    3. É melhor deixar ficar...Quem vier aqui vai ver que foi copiado.

      Eliminar
  3. Muito bom o livro. Assim como o que está a ler de momento A Viagem de Felicia, depois diga se gostou. E de O Pintassilgo ou A História Secreta, da Donna Tartt. :-)

    Leitora anónima

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...