sexta-feira, 8 de julho de 2011

(Re)post. Aos Resistentes. Aos Sobreviventes.

O cão da pista, é chamado por todos desta maneira porque vive lá, na pista de cicloturismo que une a minha cidade com a cidade vizinha.
O cão da pista é meigo e brincalhão, quando passamos de bicicleta, a correr ou a caminhar ele vem uns metros connosco, aceita os nossos mimos, aceita as nossas brincadeiras, aceita a comida que lhe damos e os olhos dele parecem agradecer.
O cão da pista torna-se violento quando alguém tenta levá-lo um pouco mais do que aqueles metros que a consciência dele lhe permite.
O cão da pista já podia estar a viver com uma das muitas pessoas que tentaram levá-lo para casa, ou para o canil, para onde o tentam convencer a ir tantas vezes, mas não, o cão da pista recusa-se a sair dali, daquele local onde o dono o abandonou há uns meses atrás.
O cão da pista acha que o dono ainda volta, para o levar para casa.
Às vezes, na vida, também nós ficamos à espera, também nós nos recusamos a seguir para a direita ou para a esquerda, também nós ficamos ali, a ver os outros passar.
Só espero que o cão da pista tome a decisão dele e aceite um abrigo antes das noites frias que não tardam em chegar.


O Cão da pista continua por lá. E tem os olhos mais tristes que eu já vi.

19 comentários:

  1. Minha linda, que bom teres voltado a publicar este artigo.
    Ele é bem mais profundo e interessante do que se possa ver à primeira vista. ("there's more in it than meet the eye")
    É mesmo uma lição de vida. Não quero é dizer que a sigamos... mas que a utilizemos para conhecer e entender melhor a alma humana.

    Um beijo grato :)

    ResponderEliminar
  2. todas as escolhas são aceitáveis. melhor que fossem escolhas de movimento, não de espera...

    ResponderEliminar
  3. O cão da pista, no entanto, aceita de bom grado o carinho outros que não daqueles que lhe "ocupam o coração". As pessoas, em situações idênticas, raramente o fazem. Ele, há sua maneira, segue a sua vida. As pessoas nem sempre.

    Há quem não seja feito para viver preso. Talvez seja esse o caso Vera.

    ResponderEliminar
  4. O cão na pista aguarda porque a única coisa que ele tem é o que viveu no passado (o dono). Ele aguarda pela única realidade que ele conhece. Este post tocou-me.

    beijo

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com o coraçao partido ao ler estas linhas...
    =/
    bjs*

    ResponderEliminar
  6. E nesta altura do ano, o que não faltam, são cãezinhos da pista :(

    ResponderEliminar
  7. Oh miga nem imaginas como me custa ver por aí tantos cães das pistas, ruas, jardins, passeios, etc, cães que um dia deram tudo de si aos seus donos, e depois estes abandonaram-nos, é das coisas que me deixa mais triste =(

    ResponderEliminar
  8. Se ele se sente bem, se nós nos sentimos bem, porquê trocar o certo pelo incerto?

    P.S. Recordando o post linkado, fui dar com um comentário de uma miúda que desapareceu sem avisar e sem deixar rasto: a Olhos Dourados.
    Já li por aí alguém preocupado a tentar saber se algo se teria passado. Eu próprio já lá deixei um comentário, mas ela tem os comentários moderados e, até agora, não respondeu nem publicou...
    Sabes alguma coisa dela?

    ResponderEliminar
  9. Fofinho,

    Acredites ou não lembrei-me dela hoje, também por causa do link, mas não sei nada dela. Se descobrires alguém que saiba avisa-me. Já pensei mas não me lembro de ter lido sobre alguém daqui que a conhecesse pessoalmente.

    ResponderEliminar
  10. Ainda que triste... muito bonito. Só vem provar que sim, os animais têm sentimentos, e sim, eles confiam de nós. E sim, acima de tudo o resto, eles são os que nos permanecem mais leais. Por mais que erremos, por maior a desilusão que lhes façamos.

    Espero que o cãozinho aceite a caridade e amor de alguém que esteja pronto para lhos dar.

    ResponderEliminar
  11. Coitado do cão.. :( É triste... mas esperemos que algum dia encontre alguém que goste dele e que o trate bem.

    Beijooo***

    ResponderEliminar
  12. A primeira coisa que me ocorre é "filhos duma grande puta os que abandonam animais, mereciam as unhas e os dentes arrancados a sangue frio". Mas sim... eu percebi o que quiseste dizer. beijinho

    ResponderEliminar
  13. Isto acontece quando as pessoas tem um animal por capricho e não por amor... afecto... Parte-me o coração... beijo loirinha querida.

    ResponderEliminar
  14. Às vezes mais vale aceitar um abrigo menos desejado do que ficar a vida toda ao relento à espera do abrigo ideal! :) **

    ResponderEliminar
  15. Trouxe para casa um Podengo abandonado.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...