quinta-feira, 4 de abril de 2013

Post meramente conclusivo...

A natureza tem uma força e um poder inquestionáveis. É de conhecimento público. Toda a gente sabe da força do vento, da força do sol, da força das trovoadas, da força da chuva, dos terramotos, das cheias, dos incêndios, dos tsunami. As notícias invadem as nossas vidas todos os dias, chegam notícias capazes de abalar os nossos minutos. Um tsunami no Japão, que matou milhares de pessoas. Será que havia entre eles algum Português? Coitadas destas pessoas. E a vida continua. Um terramoto no Japão. Outra vez? Ai... coitadas destas pessoas, sempre a sofrer, a perder as coisas, a perder as pessoas. E a vida continua. Um furacão no Haiti. Meu Deus, comentamos com os amigos, nem quero imaginar o que estas pessoas estão a passar. E a vida continua. E quando é mais perto o choque ainda é maior. Um pequeno furacão no Algarve. Ai... tenho tanta pena das pessoas afectadas. Cheias em Santarém. Coitados, só terem acesso a casa de barco. E as pessoas idosas? Um desabamento de terras que matou duas pessoas que passavam de carro. Credo... é preciso ter azar, passar na hora exacta que as terras estavam a deslizar. E a vida continua, continua sempre, como tem de ser. Quando passam a notícia e mostram algum caso em particular, uma vida, chegamos a ficar emocionados, houve casos em que nos dispusemos a ajudar. Mas só quando é ali, na rua onde passamos todos os dias, só quando atinge as nossas pessoas, só quando cai a casa que um dia visitamos com intenção de comprar, só quando a árvore cai no exacto momento em que vai a passar o carro de um amigo, só quando nos treme a terra debaixo dos pés é que o abalo é real, só ali, naquele momento é que temos a certeza absoluta de quão insignificantes somos.

25 comentários:

  1. verdade das mais verdadeiras...
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Somos assim. Só nos damos conta quando efectivamente nos toca bem fundo, bem perto. Somos assim!

    ResponderEliminar
  3. É bem verdade!
    Só quando a ribeira saiu fora do seu leito e tapou a entrada de casa dos pais do meu namorado tive bem conciencia disso!
    Apesar de viver desde sempre habituada a sismos, nunca tinha sido nada que realmente me afecta-se! A natureza tem mesmo muita força!

    ResponderEliminar
  4. É daquelas coisas que vemos acontecer todos os dias mas que pensamos que acontece só aos outros. É só quando nos toca a nós, ou muito perto de nós, que levamos um abanão, acordamos para a vida e percebemos que somos apenas uns bonecos por aqui, e que um dia qualquer azar nos pode bater à porta. Já dizia alguém que para morrermos basta estarmos vivos...

    ResponderEliminar
  5. Mesmo a sério, não podias ter dito melhor.
    Só quando nos acontece é que vemos mesmo o insignificantes que somos e só nessas alturas é que damos valor ao que realmente é importante.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo Vera, só quando nos bate à porta é que percebemos.

    jinho

    ResponderEliminar
  7. É bem verdade. Emocionamo-nos, "sentimos" a dor , mas achamos sempre que vai acontecer longe...é a tendência para negar que a nossa fragilidade é igual à de todos.

    ResponderEliminar
  8. Os Queenryche escreveram uma música, no principio da decada de 90 chamada "my global mind" e que fala de um fenomeno curioso: Quanto mais é a informação que recebemos, menor a importância que damos aos eventos relatados...

    ...não deixa de ser curioso, não é verdade?

    :)

    ResponderEliminar
  9. Faz parte, infelizmente, pois só quando toca alguém que é importante nas nossas vidas é que ficamos verdadeiramente abalados... o resto tb nos toca mas nunca com a mesma intensidade ...

    Um beijo doce ♥

    ResponderEliminar
  10. Verdade! E tem de ser assim, porque se vivêssemos constantemente afetados pelo que nos rodeia, não conseguíamos!

    THE GLITTER SIDE
    Facebook

    ResponderEliminar
  11. É verdade... Só quando nos toca é que temos a percepção da realidade e acredita, as pessoas que estão ligadas a uma tragédia, nem sempre conseguem continuar.

    Eu gostava de trabalhar com veteranos de guerra, mas... há acontecimentos que afectam a população mundial. Acidentes, assaltos, violação, médicos, bombeiros... Todos eles envolvem um perigo de morte.

    Está provado cientificamente que a tragédia induzida pelo homem é mais devastadora que a força da natureza, no que diz respeito a superar o trauma.

    Bem... é a área que eu sonho um dia puder trabalhar, queria fazer algo por essas pessoas. Quem sabe...

    Um beijinho, Vera :)

    ResponderEliminar
  12. E com a sorte dos gajos que acertaram com a hora a que ia haver o deslizamento de terras, mais valia que tivessem ficado no café, a meter o euromilhões. :/

    Que insensibilidade!!! :(

    ResponderEliminar
  13. concordo plenamente ctg.
    a natureza é algo impressível que em minutos pode mudar tudo
    bjs*

    ResponderEliminar
  14. Verdade...achamos que nunca nos acontece e até nos damos ao luxo de sentir pena dos outros como se fosse algo de que estivéssemos livres. Quando nos toca é que nos sentimos pequeninos, humildes e impotentes. Mas como já disseram, é a vida e cada um tem que sofrer com os seus problemas porque se sofrêssemos com os dos outros com a mesma intensidade que sofremos os nossos estávamos bem lixadas!!

    ResponderEliminar
  15. É sempre assim.
    Quando são os outros lá longe temos muita pena, mas é lá com eles, mas quando nos atinge a nós ou aos nossos é que percebemos o alcance da coisa.

    ResponderEliminar
  16. Olá Vera.
    Este texto está muito bem escrito e é uma grande verdade.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  17. Concordo contigo...é sempre pior quando o mal nos afecta ou está perto de nós aí sim é que sentimos a gravidade das situações!

    ResponderEliminar
  18. É o lembrar-se de Santa Bárbara quando troveja...Mas às vezes, depois, volta tudo ao mesmo (contra mim falo).

    ResponderEliminar
  19. Bem verdade... Só nos apercebemos verdadeiramente das coisas quando o mal nos atinge...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Geralmente pensamos sempre que só acontece aos outros...

    ResponderEliminar
  21. Olha que às vezes fico a pensar nisso mesmo. Penso que se justifica porque olhamos sempre mais para o nosso umbigo. Quando toca a alguém próximo, ficamos a pensar que realmente ninguém é imune, e toca-nos mais.

    ResponderEliminar
  22. Só damos valor quando perdemos...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. A verdade é essa, é necessário acontecer connosco ou com alguém próximo para entendermos o sofrimento e a dor.
    È assim com tudo na vida,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. É uma grande verdade.
    Só quando nos toca bem perto é que temos a verdadeira noção.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...