segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Não tenho espírito competitivo...

Já fui convidada por uma equipa de competição para me juntar a eles, convidou-me o líder da equipa, campeão nacional da categoria dele na modalidade de maratonas BTT. A minha primeira reacção foi aceitar, posso agora confessar que por pura vaidade, vestir o mesmo equipamento deles, partir nas maratonas na linha da frente, competir para o campeonato e a taça nacionais ao lado de grandes atletas. Por vaidade aceitaria, sem dúvida, só tinha de cumprir os planos de treino e de suplementação à risca e aparecer linda e loira como sempre para pedalar e competir ao lado deles, nos primeiros tempos nem sequer me exigiriam resultados porque teria, obviamente, de me habituar e de aprender a competir como eles. A minha segunda reacção foi pensar e tomar a decisão acertada, dizer-lhes que era um orgulho ser convidada mas a minha resposta era não. O que gosto mesmo nisto do BTT é de me divertir, é de conhecer pessoas, é de ir quando me apetece e não por obrigação, o que gosto mesmo é do convívio com os amigos, de dizer piadas aos desconhecidos e de falar com toda a gente, o que gosto mesmo é de passear de bicicleta. Um destes dias uns rapazes passaram por mim a descer e quase me fizeram cair, coisa difícil posso dizer-vos, porque eu adoro descer, desço muito bem e é muito difícil algum conseguir passar-me, fiquei fula, tive de desmontar por culpa deles, logo na subida seguinte estavam todos a subir com as bicicletas à mão, eu lá fui subindo, sempre montada, passando as pedras e os rapazes, sempre calada porque, verdade seja dita, a subida era muito difícil e falar era coisa que não conseguia. Quando cheguei cá em cima tinha duas opções, continuava até ao final sem sequer lhes ligar, se tivesse o tal espírito competitivo ou esperava por eles para lhes dizer que a descer todos os santos ajudam, mas para subir era preciso saber andar de bicicleta, depois ficava por lá a falar um bom bocado, a conversar e a mandar umas bocas como fiz e lá arranjei mais uns amigos que quase foram inimigos. Continuei a pedalar e enquanto acabava a maratona pensei em todas as vezes que ele continua a insistir comigo para me levar para a tal equipa e que continuo a estar certa de cada vez que lhe digo que não porque para competir é necessário ter esse tal espírito competitivo e eu sou, garantidamente, o oposto.

29 comentários:

  1. E por isso gosto tanto de ti!
    Para além da inteligência e do humor tens esta costela de honestidade (admites sem qualquer pejo, que seria apenas um exercicio de vaidade) que te leva a seguir sempre pelo caminho correcto!
    Luv UUUUUUU!

    ResponderEliminar
  2. Não és competitiva, mas admite lá que deixar os homens para trás sabe sempre bem :D!
    E fazes bem em manter isso como um hobby, quando entramos em demasiado profissionalismo às vezes as coisas perdem o sabor e o prazer que nos davam antes :)

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  3. Podes não ter espírito competitivo, mas tens espírito de equipa :)

    ResponderEliminar
  4. concordo com a anokas =D
    Ahhhh grande Mulher =D
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É essencial é que nunca percas o gosto. Que a coisa te continue sempre a dar muito prazer.

    Mas por estares numa equipa e treinares mais "a sério" não é obrigatoriamente sinónimo de deixares de te divertir...será?

    Um beijinho e por mim, acho que devias "experimentar" uns tempos...nunca deixando que o dever ultrapasse o prazer porque para isso já temos muitas obrigações na vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião deixaria sim de me divertir porque o meu objectivo seria somente pedalar, do início ao fim da prova, deixaria de poder parar para comer nos abastecimentos, falar com as pessoas seria impensável, ou parar para tirar fotografias como tantas vezes faço. Se quisesse mesmo competir o meu objectivo seria chegar ao fim no melhor tempo possível e neste desporto isso significa que chegada ao cimo de uma montanha parar para observar a paisagem é impensável, só conseguiria ver os trilhos para passar por eles o mais depressa possível.

      Eliminar
  6. Náo sei bem o que te diga pois se te juntasses a uma equipa sentirias o peso da responsabilidade mas náo deixarias de te divertir. Na maratona onde fui este fim de semana estava lá o Vitor Gamito e ele brincou e falou com toda a gente e até é bastante divertido. Por outro lado concordo contigo, sem responsabilidades e muito mais descansado e divertido. Curte-se bem mais... Mas São escolhas e se es mesmo boa nisso é uma pena não entrares numa equipa.... Ias ganhar aquilo tudo mulher! Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me acho boa nisto ao ponto de vestir a camisola, por vezes sinto-me mesmo bem, mas no dia seguinte já estou mal, claro que com os planos deles isto seria mais fácil mas já cumpri um e isto significa que tens de tomar os suplementos que te mandam, mesmo que não queiras e que tens de andar de bicicleta todos os dias, as horas ou os km que te mandam, na cadência que te mandam, independentemente do teu estado de espírito. Imagina-me um dia a querer sair do trabalho e ir para casa ler uns blogues e um livro (isto é só um exemplo, querer ir namorar ou no teu caso estar com os teus filhos também serve), mas tinha 3 horas para cumprir, o meu coração nessas 3 horas não pode ultrapassar as 145 pulsações por minuto, isso significa que mesmo que comece a chover não podes pedalar mais depressa, por isso tens que pedalar em câmara lenta 3 horas à chuva, provavelmente já de noite e por obrigação, e no dia seguinte a mesma coisa, mas com cadências diferentes, e no dia seguinte a mesma coisa mas treinando séries. E se falhas um dia já estragaste tudo e se falhas e depois não cumpres os objectivos que querias então vais culpar-te, sem falar que competir obrigava-me a deixar de pedalar com os meus amigos.

      Eliminar
    2. És capaz de ter razão. Sabes, eu descobri isto já cota e gosto tanto e quando ganho alguma coisa fico tão feliz e tão orgulhosa que até acho que poderei ter passado ao lado de uma grande carreira Hehehe já tu es nova e cheia de possibilidades .... Mas compreendo perfeitamente a tua opção, e fixe e curtir :D mas quando fores cota como eu não vale pensar no assunto ok? Boas pedaladas e um beijinho

      Eliminar
  7. Bela história e exemplo! :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda que te compreenda, porque também não tenho espírito competitivo algum, penso um pouco como a Maria. Acho que devias experimentar uns tempos, não 'perdias' nada, e se achasses que era uma obrigação deixavas.
    Faço parte duma equipa mas é algo sem obrigações e responsabilidades. Ninguém define objetivos de termos que vencer isto ou aquilo, a ideia é mesmo participar nas provas para conhecer novos trilhos, pessoas, e outras realidades, nunca deixando de nos divertir e de levar o nome da 'terra' que 'representamos'. Eu para além de não ter um grande espírito competitivo, porque tal como tu quero é andar de bicicleta, como e onde me apeter, não estou em grande forma mas ainda assim arrisco a ir a algumas provas, enfim...
    E tu estás com uma pedalada enorme, acho mesmo que devias experimentar, nunca perdendo o espírito "da coisa" ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de fazer O Caminho estava sim a sentir-me muito bem, enquanto andei por lá também mas quando cheguei comecei gradualmente a sentir-me mais fraca, tive mesmo que desistir a meio de uma maratona porque me senti mal e estava com os níveis de açúcar no sangue muito baixos, ontem foi a primeira vez que me senti bem a pedalar desde o início se Setembro, por isso a "pedalada enorme" não é assim tão linear.

      Eliminar
    2. Rapidamente recuperas o ritmo, acredito que sim :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Há! E outra coisa minha Loira, vestir uma camisola dessas não era vaidade, era orgulho. Bjs : D

    ResponderEliminar
  10. Deves gostar meeeesmo de passear de bicicleta para os km que já fizeste! Eu sou competitiva por isso gostava de te ver vestir a camisola dessa equipa :)
    De qq maneira essa tua atitude não foi competitiva mas teve a sua vaidade, e acho que tens todas as razões para te sentires vaidosa ;)

    ResponderEliminar
  11. Sou tua fã sabias? :D Gosto de ti assim! A Vera desportista!

    ResponderEliminar
  12. Ser fiel a ti mesmo. Perfeito*

    ResponderEliminar
  13. Tens carácter. Aprecio muito essa qualidade.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Pelo que penso conhecer de ti...tomaste a decisão certa!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Seria mesmo para uma equipa que te queriam levar? Já tenho ouvido outras histórias ;-))))

    ResponderEliminar
  16. Eu não sou nada competitiva...e se também é o teu caso como dizes e parece...acho que fazes tu muito bem em não aceitar :)

    ResponderEliminar
  17. Mas tens espírito de equipa o que é óptimo.
    Womens's Stuff

    ResponderEliminar
  18. Acho que é maravilhoso correr pelo gosto de correr e não só pelo gosto de chegar primeiro! Assim é que vale a pena :) conhecer pessoas, conviver, partilhar experiências!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Olha o que fizeste foi bonito.. =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Adoro competir, mas em de duas rodas...acho que o que conta não é chegar ao destino (em 1º), é apreciar a viagem. Respect Loira.

    ResponderEliminar
  21. Compreendo-te, aproveita a vida e se feliz!
    Mas que eu ia ficar toda orgulhosa de ti, lá isso ia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Compreendo-a muito bem. Muitas veze, a competitividade mata o prazer.

    ResponderEliminar
  23. Grande honra. Mas acho que o que gostamos de paixão quando se torna uma obrigação muitas das vezes destrói aquilo que gostamos. Vais competindo conforme de apetece :)

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...