sexta-feira, 13 de junho de 2014

Autonomia total

Há quem não tenha coragem para isso, para se fazer a uma viagem de mochila às costas, sem lugares marcados para pernoitar e sem qualquer tipo de assistência. Parece-me que há quem tenha uma espécie de bloqueador no cérebro, só de pensar nisso acaba qualquer hipótese se sequer continuar a planear o que quer que seja. E se acontece alguma coisa? E se não encontramos onde dormir? E se alguém se magoa? E se nos perdemos? E se a bicicleta avaria? E o peso extra que levamos nas mochilas ou nos alforges? E se chove? E se... e se... e se... Eu sou o oposto, se pudesse percorria o mundo inteiro assim, a pedalar, de alforges pesados e mochila às costas, com apenas o essencial na bagagem e o coração cheio de sonhos. Se pudesse percorria o mundo inteiro assim, a movimentar-me só com a minha energia e a minha convicção de que sou capaz de tudo. E se acontece alguma coisa, resolve-se. E se não encontramos onde dormir, estendemos o saco cama por aí. E se alguém se magoa, arranjamos forma de o transportar a um hospital. E se nos perdemos, procuramos solução para um novo caminho, um novo destino. E se a bicicleta avaria, reparamo-la ou arranjamos forma de chegar a alguém que o consiga fazer. E o peso extra nos alforges e nas mochilas, é óptimo para a nossa preparação. E se chove, a roupa há-de secar. Para mim essa é a sensação mor de liberdade, autonomia total.

9 comentários:

  1. Isso é liberdade no espírito e força nas canetas. Força loira, arrisca. Deves andar a magicar nisso há c´anos...Se se der o caso de passares por aqui, pela Lagoa de Albufeira, pára que faço-te uns caracóis.

    ResponderEliminar
  2. És forte, eu já não sou assim nem penso assim. xD

    ResponderEliminar
  3. É isso! Eu sou como tu, mas por causa de pessoas que pensam em tudo mil vezes e não fazem nada é que ainda não fui a Santiago... Medricas! :D:D

    ResponderEliminar
  4. No fundo a vida deveria resolver-se a isso... nós esquecermos os "e se" e sermos felizes, lidando a cada segundo com o que a vida nos dá, sem ansiedades ou medos. Eu quero um dia conseguir chegar a esse entendimento da vida... nem sempre é fácil nos desprendermos do "e se", mas é possível se nos propusermos a isso. Ainda bem que tu já pensas assim. Eu, para lá caminho. E cada viagem que faço, me ajuda um pouco mais a perceber que no fundo o que conta é o momento.

    ResponderEliminar
  5. Quem me dera poder recuar no tempo...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Isso é daqueles bichinhos que nasce conosco...ou então não...o querer explorar...conhecer...sem medos pois a prioridade é descobrir aquele sitio novo e falar com pessoas novas...ai e comerrrr comida exotica. A aventura não é nada que se possa obrigar a alguém...mas quem a tem em si...é uma força =D

    ResponderEliminar
  7. Impossível fazer uma viagem sem a mochila às costas... cabe lá o equipamento fotográfico e pouco mais.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Já me preocupei mais com esses detalhes e como ir a Santiago é algo que quero muito fazer, ao ler os teus relatos e ao ver as fotos, fico ainda com mais vontade de ir, tens sido uma fonte de inspiração.
    Por motivos pessoas ainda não foi possível ir mas conto fazê-lo no próximo ano e aí de certeza que virei aqui reler tudo ainda com mais atenção ;-)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...