terça-feira, 22 de julho de 2014

Depois disto ninguém me segura (ou não...)

Apesar de ser uma verdadeira nódoa na cozinha há uma coisa que sempre fiz relativamente bem, as sobremesas. Obviamente que há uns anos atrás podia dizer que fazia bolos excelentes, mas agora não, agora chegaram as outras cheias de truques e de invenções e de arte, sim, arte para fazer um bolo e ninguém lhes consegue chegar aos calcanhares, para fazer bolos como elas quase é preciso tirar um curso superior e ainda assim não é qualquer uma que consegue chegar àquele nível. Isso fez de mim e dos meus bolos tristes e insignificantes, mas isso agora não importa nada. As minha sobremesas ficam sempre óptimas com a excepção do bolo de pudim, esse desgraçado que me fez experimentar um milhão de receitas diferentes e acabar sempre a comer a massa cozida directamente da  forma com uma colher. Sim, a porcaria do bolo de pudim nunca me saiu inteiro, apesar de eu ter tentado inúmeras vezes. Nunca me saiu inteiro até sexta-feira passada, fui para a cozinha com a determinação que é necessária para sofrer outro desgosto, segui todos os passos e deixei o bolo no forno o dobro do tempo que mandam nas receitas e afinal era só isso, depois de tantas tentativas falhadas só tinha que deixar o bolo no forno mais tempo. Quando desenformei o meu bolo de pudim vi a fama e a glória, vi-me em programas culinários e com livros de receitas, dei pulos de alegria e quase subi a um pódio imaginário depois comemos o bolo e nem sequer me lembrei de lhe tirar uma foto, não fosse essa minha falha e depois disto já ninguém me segurava.


Já agora, as pessoas que escrevem as receitas e nos mandam ligar o forno em primeiro lugar terão a noção de quanto tempo nós, simples mortais, demoramos a fazer a porcaria do bolo? E terão noção que o forno gasta luz? 

6 comentários:

  1. Agora comoveste-me! Cá abracinho!

    (pudim só Abade de Priscos, portanto paga-me com um bolo) :D

    ResponderEliminar
  2. eu não sou nada boa com sobremesas :/

    ResponderEliminar
  3. Eu não sei onde é a minha cozinha...

    ResponderEliminar
  4. o forno tem de estar quente quando o bolo entra, quando o bolo entra, o forno arrefece. A termodinâmica, vá lá, a física ( acho) explica a coisa. É por isso que se liga o forno antes, mesmo que se demore uma eternidade a fazer o bolo.
    Tive mesmo que comentar esta porque sou muito dada aos bolos e a comes em geral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não basta ligar o forno 10 minutos antes? É o que costumo fazer, ligar o forno no início não me faz sentido nenhum, principalmente para este bolo que demora uma eternidade a fazer.

      Eliminar
    2. 10 minutos pode ser pouco. O forno tem de atingir a temperatura indicada e mantê-la mesmo depois de aberta a porta e introduzido um objecto frio ( no caso o bolo). Fornos grandes são melhores porque têm mais inercia ( acho que se pode aplicar, acho...) e mantêm as temperaturas constantes durante mais tempo, mas gastam mais...
      Quando mete o bolo no forno a temperatura indicada no termostato não baixa? se assim for é porque não aqueceu durante o tempo necessário e pode explicar os "insucessos" anteriores com o bolo-pudim. a cozinha é um laboratório :)

      Eliminar

Aqui não há censura...