segunda-feira, 30 de maio de 2016

Um dos meus sítios preferidos no mundo

Diz a wikipédia que o Monte Farinha é uma montanha do distrito de Vila Real, com uma altitude de 947 metros. No seu topo, conhecido como Alto da Senhora da Graça, localiza-se o Santuário de Nossa Senhora da Graça, e a vila de Mondim de Basto situa-se no seu sopé.
A ascensão ao Alto da Senhora da Graça, por uma estrada com inclinações até 12%, é famosa pela habitual presença na Volta a Portugal em Bicicleta.



Para mim está é a mítica, a grande, a verdadeira subida. A montanha que se mostra imponente, um cone que se destaca no meio da paisagem por muitos e muitos quilómetros. Quando estamos cá em baixo, na base, prontos para a subir, só nos conseguimos sentir muito pequeninos, minúsculos, insignificantes. Quando atingimos o topo a sensação muda por completo, lá em cima somos grandes, enormes, gigantes, lá em cima temos o mundo aos nossos pés e conseguir conquistar aquele cume é sempre uma vitória com um sabor muito intenso.
De minha casa até ao topo e regressar são quase 90 km com 2700 mt de acumulado de subida, já perdi a conta às vezes que lá fui, mas tento ir pelo menos uma vez por ano, às vezes com mais dificuldade, às vezes com menos, mas o dia de lá ir é sempre muito especial. Sábado choveu torrencialmente durante todo o dia, mas não deixei de cumprir a data para subir até a um dos meus sítios preferidos no mundo. Foi um grande dia. 

5 comentários:

Aqui não há censura...