sexta-feira, 30 de agosto de 2013

De casa, com amor (dia 14)

Posso descrever-vos O CAMINHO como a vida, cada um percorre-o à sua maneira, à medida que o vamos fazendo vão aparecendo imprevistos, temos de resolvê-los e continuar, uns fazem-no sozinhos, outros com um amor, com um amigo, uns vão em família, com os filhos, em silêncio, em romaria, em meditação, uns fazem o CAMINHO completo, outros vão fazendo por etapas, ao longo dos anos, a cada ano retomam do lugar exacto onde terminaram no ano anterior, por muito sozinho que se vá há um dia em que precisamos de companhia ou ajuda, por muita companhia que tenhamos há um dia em que só queremos percorrer uns km em solidão. Podia contar-vos mil e uma histórias, pessoas que fui encontrando pelo CAMINHO, mas a conclusão que chego é mesmo esta, O CAMINHO é a vida, encontramos todo o tipo de pessoas, hoje, nos últimos km da última etapa partiu mais um suporte de alforge, não podíamos continuar até ao fim, mas desistir também estava fora de questão, a solução parecia fácil, procurar um albergue, deixar as nossas coisas guardadas, continuar O CAMINHO e ao final do dia, já de carro, com a família que nos ia buscar passar por lá para trazer as nossas coisas. Posso dizer-vos que o albergue mais perto que encontramos nos bateu com a porta na cara, no local que supostamente existe para apoiar os peregrinos não havia lugar para uma pequena mala que carregamos numa bicicleta, aquele momento estragou um bocado o meu espírito romântico do CAMINHO e da vida, no segundo albergue que encontramos o rapaz foi tão simpático que se prontificou, caso os nossos planos fossem regressar de comboio ou autocarro a levar-nos as coisas a Finisterra ou a enviar para nossa casa. Felizmente no meu CAMINHO encontrei tantas pessoas boas que as más experiências não são sequer significativas. No CAMINHO, e na vida é assim, quando caminhamos uns km e estamos cheios de fome aparecem caixas cheias de enormes e deliciosas francesas, um bilhete a dizer que cada caixa custa 1 € e o sítio para colocar o dinheiro, cada um escolhe se pega na caixa das framboesas e deixa o dinheiro que custa ou se pega na caixa das framboesas e segue caminho. Eu acredito que O CAMINHO será mais fácil para quem não só paga as framboesas mas  também agradece o facto de alguém as ter colocado lá, no momento em que mais precisava.
Terminou aqui a última etapa, o km 0 é em Finisterra, fiz a travessia dos Pireneus ao cabo que nos leva quase dentro do mar, uma travessia especial, não foi só andar de bicicleta, foi fazer O CAMINHO e cumprir um sonho, ainda tenho muito para absorver, mas acredito que esta viagem me mudou, acho que não serei a mesma depois disto. Espero ainda escrever-vos sobre isto, mais tarde, agora ainda não me sinto capaz.
Terminou aqui a última etapa, SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT, SANTIAGO DE COMPOSTELA, FINISTERRA. Percorri desde que saí de casa 988 km, dos quais 922 km de CAMINHO, vou aproveitar estes últimos dias de férias para descansar e para organizar tudo o que deixei pendente, na próxima segunda a vida retoma ao normal e nessa altura espero poder retribuir todo o vosso carinho, já vos disse isto, é estranho, mas sentir o vosso apoio, ler cada comentário e cada incentivo fez toda a diferença. Agradeço-vos. Até já.

Foto do dia:

46 comentários:

  1. Não dá para descrever o que senti ao ler este teu post. Fiquei com um nó na garganta e tão feliz por ti. Não te conheço mas estes dias do (teu) Caminho vim aqui sempre que pude para te ler. Que orgulho, que exemplo. Muitos Parabéns e muito obrigada pela partilha. E já agora: adoro a foto.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se digo "yeeé" ou se digo "ohhhh". Acho que me fico pelo "yeeeeeé". Realizaste um sonho que certamente te levará a muitos mais. Conseguiste!

    ResponderEliminar
  3. Um grande beijo. E muito obrigada pela partilha, acompanhá-la foi fazer um pouco do Caminho. Já lhe dei os parabéns?

    ResponderEliminar
  4. Este ano estive quase para fazer O Caminho... mais uma vez não se concretizou.
    Gostava de o fazer a pé mas para isso é necessário um mês, o que não é fácil em termos de agenda.
    Vou ler com atenção o teu relato, pois a bicicleta é cada vez mais uma opção.
    Parabéns pelo concretizar do desafio!

    ResponderEliminar
  5. Vera, estou aqui num arrepio depois de ler este teu post!
    Foi exactamente isso que senti quando fiz esta minha demanda: http://www.osexoeaidade.com/2013/03/a-arvore-da-vida.html#comment-form
    Há caminhos que são exactamente isso, uma metáfora da vida!
    A determinação para alcançar o que se quer sem baixar os braços (e as pernas no teu caso) e aqui sim se aplica, o Universo conspira a nosso favor!
    Parabéns querida Loira, bem vinda a casa!
    Obrigada por teres partilhado connosco o teu Camiño mágico!

    ResponderEliminar
  6. Estou comovida Vera nem consigo dizer mais nada... Bom regresso e um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Hoje quero agradecer-te por fazeres dessa viagem tão especial para ti uma viagem de todos os que te acompanharam...quero dizer-te que cada post me marcou muito, relembrou outros tempos e outras experiências e renovou a vontade de fazer esse Caminho que tinha já vontade de fazer ...mas de outra maneira que não a que normalmente com as as minhas condicionantes atuais pensava fazer...Obrigada por tudo!!!


    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Hoje quero agradecer-te por fazeres dessa viagem tão especial para ti uma viagem de todos os que te acompanharam...quero dizer-te que cada post me marcou muito, relembrou outros tempos e outras experiências e renovou a vontade de fazer esse Caminho que tinha já vontade de fazer ...mas de outra maneira que não a que normalmente com as as minhas condicionantes atuais pensava fazer...Obrigada por tudo!!!


    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Parabéns uma vez mais...espero que esse regresso a casa tenha sido bom :)
    Adorei acompanhar-te "virtualmente" nesta tua jornada e adorei principalmente este ultimo post sobre o assunto...a tua comparação com a vida achei simplesmente fantástica :)
    Um bom resto de férias e um bom regresso ao trabalho...beijinho*

    ResponderEliminar
  10. E mais uns parabéns :)
    Fico feliz por terem conseguido e por tudo ter corrido bem, apesar de alguns acidentes.
    E acredito que essa satisfação com que vens, dure e dure e dure !

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Já fiz o CAMINHO a pé, e não há palavras para descrever o que se sente, só quem o faz. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que não criaste outro blog só para falares disso. Este post, por exemplo, é a prova que, no final, mesmo as viagens de bicicleta se enquadram nas considerações sobre a vida em geral. Foi mesmo bonito. ;) beijinho

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Muito orgulho de ti e do que conseguiste. Apesar desse contratempo, foram até ao fim!

    ResponderEliminar
  15. Olá Vera.
    Que lindo texto e conseguiu transmitir muita emoção. Adorei, parabéns.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  16. Uau, ao ler isto faz todo o sentido cada palavra escrita. E todas as vicissitudes deste teu CAMINHO são o perfeito exemplo de que quando se quer, consegue-se.

    ResponderEliminar
  17. Vera, o teu relato foi fantástico, apenas o essencial mas dito com tanta paixão e tanta entrega à escrita, que da entrega ao Caminho não há qualquer sombra de dúvida, que se eu fechar os olhos me sinto em cima da bicicleta.

    Parabéns e obrigado pela letras e pelas fotografias.

    ResponderEliminar
  18. Boa, miúda!

    Que inveja (no bom sentido)... quem me dera ter pedal para isso !
    Mas ainda não tirei da cabeça fazer Caminha-Santiago... sei que não é a mesma coisa, mas fica o gosto :-)


    Bjoca

    ResponderEliminar
  19. ainda bem que estive neste momento tão importante da tua vida e que de alguma forma os meus comentários fizeram a diferença.

    Admiro a tua coração e persistência. Tenho dito =D
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. De todos os comentários possiveis, fica uma nota de profunda admiração. Obrigada por fazeres parte das pessoas capazes de ter uma ideia clara do que é viver.
    Um carinhoso abraço.

    ResponderEliminar
  21. O meu obrigada pela fantástica partilha.


    Fiz o CAMINHO contigo. Senti-me ali!

    A foto está fabulosa!

    Lado a lado no caminho da vida!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Pedimos desculpa pela ausencia de comentários mas estivemos sem luz e pelo tele só consigo ler mas acredita que me soube a céu cada post, cada bocadinho partilhado :) Guarda os teus sentimentos como se te sentisses apaixonada pela primeira vez e um dia, senta-te e conta-nos como foi ;) Beijoca

    ResponderEliminar
  23. Tanto na vida como no Caminho as coisas e as pessoas boas fazem com que cada minuto valha a pene.
    Estou feliz por ti.
    Bom descanso e bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Todos os dias vinha cá logo que ligava o computador, para ler o post do dia. Adorei seguir a vossa aventura e tenho a certeza que ainda terá muito para nos contar.
    Eu só alguns dias depois de terminar as viagens é que começava a assimilar verdadeiramente o que desfrutara. Penso que é comum nos viajantes e, certamente, a Vera não será excepção.
    Bom descanso e cá fico à espera das narrativas, até ir eu de férias ( que também vão passar por Santiago e Finisterra, mas de carro...)
    Bom fds e obrigado por ter partilhado connosco esta sua aventura

    ResponderEliminar
  25. Fazer o Caminho foi um instante,e apesar das dificuldades felizmente não tiveres problemas maiores,agora é saborear tudo o que viveste.

    ResponderEliminar
  26. Obrigada por partilhares connosco o teu Caminho! O poder acompanhar-te no teu dia a dia fez-me ter ainda mais a certeza de que um dia vou conseguir realizar o meu Caminho (no meu caso a pé) :)
    Parabéns e bom descanso!
    Ana M

    ResponderEliminar
  27. Tenho tantas saudades tuas loirex!
    Temos de nos ver!
    Adorei o teu post, até fiquei emocionada.... grande beijo da tua barbie.

    ResponderEliminar
  28. Sabes que me deixaste o bichinho de fazer o CAMINHO? :)

    Descansa, querida :)

    Nós cá estamos à tua espera :)

    Um beijo nesse teu coração *

    ResponderEliminar
  29. Adorei fazer o CAMINHO contigo!!!
    Obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
  30. Muitos parabéns! Que consigas absorver todas as emoções fortes dos últimos dias e que o regresso à rotina não seja pesado demais.

    ResponderEliminar
  31. Grande Vera :)
    Pedalaste como gente grande e levaste isso até ao fim, mulher de garra! Parabéns que bem mereces (e os teus companheiros de viagem também).
    Beijoca boa!

    ResponderEliminar
  32. Eu acredito meso que as vossas vidas vão mudar depois desta experiência, e para melhor.

    Muitos parabéns a todo o grupo, obrigado por partilhares aqui as etapas da vossa viagem, gostei muito de a fazer contigo, mesmo que apenas virtualmente.

    Obrigado :)e muitos parabéns, realizaste um dos teus sonhos :)

    ResponderEliminar
  33. Este foi só para ti :)

    http://www.osexoeaidade.com/2013/09/vera-este-e-so-para-ti.html

    ResponderEliminar
  34. Parabéns minha piquena. Tu és grande.
    Não ficaste na histórias, mas mais importante ainda, escreveste a tua própria história, entre pedaladas, sol, calor, frio, montes e vales. A Vera foi. Vera fez. Viva a Vera ! Beijinho.

    ResponderEliminar
  35. Maravilhoso! Parabéns, Vera! És uma grande mulher!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  36. grande FEITO. parabéns!
    fiz a viagem contigo, não perdi um post.
    kiss

    ResponderEliminar
  37. Que lição de vida.

    És mais do que uma inspiração.

    Bom regresso!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Foi uma verdadeira inspiração e nunca duvidei que conseguisses :)!!!

    ResponderEliminar
  39. Olá Vera.

    Estive um mês afastado. Tive um acidente e tem sido difícil estar no computador. Lembrava-me desta super viagem, deste CAMINHO. E vim agora vê-lo perante os teus olhos e as tuas palavras. Adorei. Como já sabia que ia adorar.

    Um beijo. Até breve.

    ResponderEliminar
  40. Continuo a dizer que és grandiosa pelo que aqui fizeste, juntamente com os teus companheiros de viagem!
    Tenho muitoooo orgulho em ti amiguita!!!!

    Uma beijoca carinhosa xxxx

    ResponderEliminar
  41. Fico muito contente por ti, parabéns :D E agora bom descanso, tu mereces!

    ResponderEliminar
  42. Vera, que orgulho mulher, és um exemplo! Admiro-te tanto... :D um dia quero ser assim!

    ResponderEliminar
  43. Ahah! Já viste se essa bicicleta caísse lá para baixo??

    ResponderEliminar
  44. Portuguesinha,

    Por acaso enquanto tirava a foto também estava a rezar +ara que não viesse uma ventania.

    ResponderEliminar
  45. Embora nem sempre aqui tenha vindo ou comentado acredita que sempre te (vos) acompanhei. Vocês fazem a diferença.
    :)

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...