sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Os nossos locais no mundo...

A minha primeira grande viagem e aventura ao pedal foi a Viana do Castelo, tinha comprado uma bicicleta, tinha andado meia dúzia de vezes com uns amigos e o ginásio que frequentava estava nessa altura a organizar uma viagem de ida a Viana e volta ao ponto de partida, a minha cidade. Avisei logo que também ia, afinal o que eram mais de 200 km num fim de semana para alguém que praticamente não sabia andar de bicicleta? Uns chamaram-me louca, outros acharam que desistia nos primeiros km, fizeram-se apostas, a maioria apostava que eu não conseguia, uns quantos achavam-me com tomates para fazer aquilo, senti-me importante por todos estarem interessados nas minhas capacidades físicas mas mais que isso, senti-me triste e irritada por a maior parte achar que eu não seria capaz. Claro que meti na cabeça que conseguia e não me chamasse eu Loira se aquela gente toda não chegasse ao fim da viagem a achar-me a super mulher dos pedais. Fiz a minha viagem e correu-me tão bem, mas tão bem, que me soube melhor do que se tivesse dado um estalo na cara dos que me gritavam à alma as minhas limitações, imaginadas por eles. Mas o que me marcou nesta viagem não foi isso, foi antes o facto de ter sido neste chão que me apaixonei verdadeiramente pela modalidade que pratico e que tanto tempo depois marca a minha personalidade e o meu mundo. Cheguei a casa de Viana completamente apaixonada. Hoje passei por lá o dia, em Viana e como de cada vez que lá voltei sinto-me sempre por lá apaixonada, recordo-me sempre daquela Loira que era e da Loira que voltei, Viana marcou uma etapa da minha vida, foi a minha primeira meta e a minha primeira vitória, por isso me sinto assim por lá, sempre apaixonada e sempre num dos meus locais no mundo, porque quando os locais nos marcam a existência passam a ser para sempre nossos.

17 comentários:

  1. Há sempre sítios especiais, que nos marcam e Viana tem esse encanto para ti :). Por acaso também é uma cidade que gosto bastante ;)

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  2. Acredito que sim, que Viana(além de bonita) tenha um lugar especial , pois simboliza uma vitória importante.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  3. A tua força é incrível e ainda bem que mostraste que conseguiste. A nossa força está cá, muitas vezes as amarras que na realidade não existem, é que dificultam as coisas...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Recordar também é viver...

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Nada me marcou especialmente em Viana, como a ti, mas é uma cidade que adoro visitar. Quando estava em Braga, fazia-o mais regularmente e tenho paletes de fotos lá tiradas ;)

    ResponderEliminar
  6. ...não conheço mas quero mt...:D

    ResponderEliminar
  7. Não me lembro de alguma vez ter ido a Viana, talvez um dia deste, mas de facto há lugares que nos marcam. E tu és uma mulher de tomates! Eu, como costumo dizer, já tenho uns pequeninos, pode ser que cresçam. :D:D Grande Loira!

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro viana Loira, e também já lá fui de bicicleta, mas da minha terra é relativamente mais pertinho :D

    ResponderEliminar
  9. É tão bom dar assim essas "chapadas"... Mostrar quem afinal tem "tomates"! Grande Loira!!!

    ResponderEliminar
  10. deste uma bofetada de luva branca aos incréulos...grande Loira!

    ResponderEliminar
  11. São os objectivos que nos propomos alcançar que nos fazem crescer como pessoas. Os locais que nos falam ao coração são todos peças daquele infindável puzzle que são as nossas memórias e recordações.

    ResponderEliminar
  12. Nunca esquecemos a primeira de tudo, na vida...bom ou mau!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Ao andar de bicicleta, com aqueles níveis de adrenalina, acabamos por reclamar para nós próprios o chão por onde passamos. Como se fossemos um D.Afonso Henriques e os trilhos com marcas de pneus e toda a paisagem em redor tivesse sido conquistada e agora nos pertencesse. Quem virá depois não sentirá o mesmo, não serão suas terras, serão sempre nossas.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...