terça-feira, 8 de março de 2016

Uma atracção física

Não é só gostar de ler e gostar de livros, é uma paixão também física, é algo palpável, é olhar para eles com carinho e com amor, é cheirar as páginas como quem não pode viver sem isso, é admirar as estantes e orgulhar-me de cada um deles, é querer sempre mais e mais, é levar um, dois, os que forem possíveis, para todo o lado, é sentir-me vazia se não tiver um livro comigo, é fechar pela última vez as páginas, depois de acabar uma história e suspirar de emoção, às vezes é abraçar, às vezes é ficar a pensar nele durante dias e dias, às vezes é chorar, é não conseguir abdicar de nenhum deles, é mudar constantemente algo dentro de mim, porque cada livro é único, é despedir-me deles antes de os colocar na estante, já com saudades. 

3 comentários:

  1. Descobri este blog há muito pouco tempo e raramente deixo comentários nos blogs que sigo mas não podia deixar de fazê-lo aqui. É tão bom encontrar quem sinta este amor pelos livros, esta necessidade quase fisiológica de ler; é tão bom perceber que há quem não saiba o que é estar sem ler um livro, que tenha a sensação de falta de ar se não tem um livro consigo, que perceba o que é achar um dia inútil se nesse dia não houve oportunidade de ler, que saiba o que é mudarmos por dentro depois de livros que nos marcam profundamente, que entenda o afeto quando se olha para a nossa estante, aquela que tem os nossos livros. Enfim, é bom perceber que afinal não somos assim tão extra-terrestres.
    Já agora, belos livros os que por aqui têm passado, grande parte já li, tendo sido sem dúvida daqueles que deixaram marca para sempre, e outros já foram para a wishlist (“O Baile” já está no topo da lista!).
    Se me permite a sugestão, e isto a título meramente de partilha entre duas amantes de livros e literatura, se nunca leu, deixo-lhe aqui a dica de ler as memórias da Simone de Beauvoir. Sendo o caso de não os ter, os livros já não se conseguem encontrar em livrarias porque são edições esgotadas, mas no OLX e/ou em livrarias/feiras de livros em segunda mão consegue arranjar (foi como os comprei também). É uma trilogia: “Memórias de uma menina bem comportada”, “A Força da Idade” e “A Força das Coisas” (todos eles são edições antigas da Livraria Bertrand). Existem livros e depois existem coisas que são verdadeiras forças da natureza, e estes encontram-se na segunda categoria. Marcaram-me tanto que não podia deixar de os sugerir aqui :-)
    Desculpe o testamento e muito obrigada pela partilha :-)
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, muito obrigada. Todas as sugestões já estão na minha lista. E obrigada também pelo comentário e por me fazer acreditar que não sou a única.

      Eliminar

Aqui não há censura...