quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Os meus livros #47 - Os Vadios (Emily Bitto)

Sinopse

No seu primeiro dia de aulas numa nova escola, Lily travaamizade com Eva, uma das filhas do infame artista avant-garde Evan Trentham. Ele e a sua esposa, Helena, tentam escapar ao conservadorismo sufocante da Austrália dos anos 1930 convidando outros artistas, cujo ideal e ambição se coadunam com os seus, para viver e trabalhar em sua casa. À medida que a amizade de Lily e Eva cresce, a primeira deixar-se-á seduzir pela excentricidade desta residência de artistas, ansiando por se integrar e pertencer verdadeiramente a uma família improvisada. Mas há sempre um preço a pagar pelo sonho e, falhada a utopia, serão as filhas de Evan que mais sofrerão com as escolhas dos pais.

Emily Bitto oferece-nos em Os Vadios, o seu romance de estreia, uma narrativa comovente acerca da amizade insuperável entre duas raparigas com uma cumplicidade muito própria - de um lado a voracidade e irreverência de Eva, do outro o torpor e uma certa rigidez de Lily - ambas como que alimentando-se uma da outra. Uma fascinante história de ambição, sacrifício e lealdades comprometidas.


Críticas de imprensa

«Através da narrativa de uma pequena comunidade artística há mais de oitenta anos, Bitto centra o seu olhar na disfuncionalidade de uma família e no impacto da perda. Esta história de um modo de vida boémio é sobre mais do que apenas champanhe e cigarros; os laços fortes, lutas morais e consequências devastadoras vividas pelas suas personagens femininas centrais dão a Os Vadios a sua substância.»
The Guardian

«Bitto adopta um ritmo calmo, sem pressa, na sua escrita, que combina com a época em questão à medida que explora, com uma paixão serena, tanto o revés da vida criativa na família, quanto a própria definição de família.»
Kirkus Reviews

«Um primeiro romance notável […]. As cenas que envolvem a comuna de Trentham são vividamente escritas por Bitto, quase pictóricas […]. Com método, um sentimento de catástrofe iminente é tecido na narrativa, fazendo o desfecho parecer inevitável, dado os egos dos artistas e as suas deliberadas perturbações.»
The New York Times

«Se pegarmos em qualquer frase de Os Vadios, podemos admirar a pura arte da sua melodia e composição… É uma leitura extremamente prazenteira.»
Bookseller + Publisher

«Pleno de exuberância, detalhe hipnotizante e uma compreensão profunda da amizade entre jovens raparigas.»
The New Yorker 




Tão bom que depois da sinopse e das críticas de imprensa não tenho mais nada a dizer. Absolutamente fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui não há censura...