quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ensaio sobre a cegueira

Quando disse à Joaninha que a seguir ia ler o Ensaio sobre a cegueira ela confidenciou-me que nunca conseguiu acabar de o ler, que a certa altura a leitura chegou mesmo a provocar-lhe vómitos. Já o tinha na prateleira dos "para ler" há imenso tempo e já tinha decidido que seria o próximo, mas depois de ela me dizer aquilo ler o livro tornou-se urgente e obrigatório. A leitura causou-me uma certa repulsa, mas ao contrário dos outros livros consegui ler sem viver a história, possivelmente se me tivesse imaginado por lá, se tivesse percorrido aqueles locais ao lado daquelas pessoas, como me acontece quando leio os outros livros, teria deixado o livro a meio, tal como a Joaninha, mas consegui afastar-me e ler o livro a uma distância segura. Pensava eu. Quando adormecia, enquanto li o livro, não houve uma noite em que não tivesse pesadelos. 

13 comentários:

  1. Interrompi a leitura uma dúzia de vezes mas quando finalmente o retomei com ideias de o acabar, devorei tudo num instante. É um livro brilhante.

    ResponderEliminar
  2. Não li, mas vi o filme, e acho que não conseguiria lê-lo, muito menos agora, depois do filme :/

    ResponderEliminar
  3. Um dos (senão o O) livros da minha vida.

    Beijinhos Loira bonita

    ResponderEliminar
  4. Não li o livro nem tenciono ler.
    Podem-me crucificar, mas não gosto de ler Saramago.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do livro e não o achei secante.. já o filme deu-me uma valente seca :-/

    ResponderEliminar
  6. Foi dos livros que mais me empolgaram. Desejei que a história se prolongasse. E, apesar dos filmes muitas vezes arrasarem com a imagem que ficámos dos livros, neste caso, correspondeu, totalmente, ao que ia imaginando no decorrer da leitura.
    Saramago, por quem não nutria especial admiração, colheu-me com esse livro.

    ResponderEliminar
  7. Eu adorei-o, aliás foi este livro que me abriu as portas para a obra de Saramago.
    Acho o livro simplesmente GENIAL... Pela história, pela Narrativa e pela forma como nos põe a pensar na fragilidade humana.
    Mais tarde vi o filme e apesar dos filmes ficarem sempre aquém da obra, achei que o realizador até fez um retrato muito fiel do livro.
    Bj da Minnie

    ResponderEliminar
  8. O melhor de Saramago, para mim. Mexe de tal forma com os nossos sentimentos que é impossível não ter pesadelos, uma dor no estômago...

    Beijinhos Marianos, Loirinha! :)

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida um dos melhores livros de José Saramago. Tem história escrita nas linhas e nas entrelinhas, uma narrativa só de Saramago. É simplesmente fantástico!

    Shh-oo-See

    ResponderEliminar
  10. Fiquei curiosa! Fiquei mesmo!
    Tens desafio lá no blog.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. li a muitos anos.. achei um livro sem imaginação... se me recordo existem semelhanças entre a cegueira e os judeus da segunda guerra... ceguera geral resolvida em 3 paginas finais pra despachar... Se quiseres um livro de critica social... Lê o 1984

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...