sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"Nem sabes o que aconteceu"

Dois dos meus amigos ajudam regularmente uma instituição de crianças abandonadas, eu soube disto há pouco tempo, por acaso, mas eles fazem-no há anos. Contribuem monetariamente, ajudaram a instituição a  editar um livro escrito pelos miúdos (um dia destes falo-vos disto) e organizam um passeio anual onde levam os miúdos em jipes todo-o-terreno a locais que nunca iriam de outra forma. Um destes dias estava a perguntar a um deles como tinha corrido o passeio este ano e ele contou-me pormenores entusiasmado, falou-me de conversas que teve com os miúdos, falou-me da felicidade e da euforia deles pelo passeio, falou-me de como contam os dias até chegar o grande dia. Contou-me também, ainda incrédulo, depois de um "nem sabes o que aconteceu" que tinham encomendado vários bolos, entre outras coisas, para o lanche. Na hora de ir buscar os bolos a dona da pastelaria estranhou eles irem buscar tantos bolos e tão grandes, conhece-os suficientemente bem para saber que não era normal e quis saber se havia alguma festa, eles disseram-lhe que iam passear com os miúdos e na hora de pagar a senhora ofereceu todos os bolos. O meu amigo continuava incrédulo, a senhora ofereceu os bolos assim, sem pedir nada em troca, sem pedir publicidade, sem retorno. Eu olhei para ele e sorri de coração cheio, o meu amigo ainda não tinha percebido que a senhora não fez mais que ele, que só ajuda pelo prazer de estar com os miúdos e de os ver felizes, sem publicitar o acto nem se vangloriar por isso. Uns dias depois o meu amigo voltou à pastelaria, levou uma fotografia de todos os miúdos e um agradecimento. A mim, não me sai da memória aquela expressão de admiração e de milagre quando ele me disse o "nem sabes o que aconteceu".

9 comentários:

  1. Felizmente ainda há pessoas muito boas neste mundo :).

    ResponderEliminar
  2. Pelo título até parecia uma coisa má!! Realmente o espanto está em ficarmos espantados com uma atitude dessas...devia ser mais comum mas não deixa de ser uma surpresa...

    ResponderEliminar
  3. Ontem vi uma reportagem sobre o Projeto Verão Azul:))) Ainda estou assim...de coração cheio: Ainda há esperança para a nossa raça...ainda hÁ!!!

    Jinhooooosssss

    ResponderEliminar
  4. Ainda há pessoas tão mas tão boas =)
    Fico feliz =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Bom saber que ainda há pessoas boas e desinteressadas :)

    ResponderEliminar
  6. Bem haja! Admiro e respeito imenso pessoas assim que tem um coração muito maior que o peito. Pessoas que abraçam com o coração e amam com as mãos, os olhos, os sorrisos.

    ResponderEliminar
  7. A sociedade transformou-se de tal forma, as pessoas em geral tornaram-se tão focadas nos seus umbigos, que o que seria normal agora é visto com admiração.
    Vários gestos causam essa reacção!E o motivo é que a bondade, a educação, etc foram engolidos pelo estilo de vida que as pessoas têm, de como valores básicos foram engolidos por uma nuvem negra.
    Mas felizmente, a nuvem não engoliu toda a gente nem todos os bons sentimentos=)
    Falei disso mesmo no meu blog há uns tempos, porque uma senhora idosa me agradeceu de uma forma emocionante o simples facto de lhe ter segurado a porta de entra dos CTT e de a deixar passar.

    ResponderEliminar
  8. Assim se faz o bem! Sem badalar!!!

    Sei o que é isso...tenho um exemplo em casa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...