quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Loira, a tola

Sempre gostei de chocar as pessoas, quando era ainda uma miúda uma amiga da família, daquelas chatas, insuportáveis e com uma mania obsessiva pela religião, tentou explicar-me como ia ser quando eu casasse e perdesse a virgindade. Eu fiz uma cara de assustada e disse "Por amor de Deus, eu já não sou virgem e se fosse tinha vergonha de dizer que era."

O facto de ter feito O Caminho de Santiago completamente sozinha ainda continua a chocar muitas pessoas à minha volta, às vezes penso que vivo numa espécie de parvónia. As pessoas não param de perguntar se não tive medo, se não é perigoso, se não me aconteceu nada de mal e o mais engraçado de tudo: o que é que me deu na cabeça para ir sozinha? Há ainda os que perguntam porque raio não lhes disse nada, que me acompanhavam, não precisava ter ido sozinha.
Inicialmente tentei explicar que sempre sonhei ir sozinha e que só aproveitei a primeira oportunidade que me surgiu, tentei explicar muitas outras coisas, mas para as pessoas é inexplicável e depois de uma resposta vem sempre outra pergunta, ainda mais parva que a primeira.
Cansada de ser incompreendida resolvi adoptar outra estratégia, faço um ar muito sério e seja qual for a pergunta eu digo quase sempre o mesmo, que de facto aconteceu algo mesmo muito chato. Paro um pouco para causar suspense, suspiro ligeiramente para causar ainda mais ansiedade e: Já viste o que é ter de pedir a um desconhecido que me guarde a bicicleta e a mochila sempre que me apetece mijar?

A cara que as pessoas fazem quando eu termino de dizer a frase mágica é mais ou menos igual à cara que a velha fez, há muitos anos atrás. Depois terminam a conversa sem mais perguntas e a afirmar que sou uma tola.

16 comentários:

  1. E eu que a admiro tanto por ter feito o Caminho sozinha, Tolos são os que a enchem de perguntas parvas. Mas a "Loira" está sempre à altura dos desafios e com uma ótima resposta pronta a calar as vozes de burro que não chegam ao céu. Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. As pessoas e a sua mania de opinar...

    ResponderEliminar
  3. Hahahahahahaahahahahahahahahaha.

    (pensei que usavas a Tena Lady para os percursos mais longos)

    ResponderEliminar
  4. A melhor maneira é mesmo dar-lhes uma resposta que eles não saibam como contornar. Efeito garantido! Mas olha que por acaso eu tinha cagufa de fazer essa viagem sozinha mas dou-te o devido valor, tens os ditos no sítio :)

    ResponderEliminar
  5. Eheheheheh és uma tola :) Gosto de ti

    ResponderEliminar
  6. Eu este ano fiz as minhas primeiras férias sozinha. Mentira. Levei o cão. Fui pra uma herdade no Alentejo que me custou os olhos da cara. Ninguém percebeu, nem na herdade nem quem me rodeia como que raio se faz férias sozinha. Bom não vou dizer que foi as melhores férias que tive, mas andou lá bem perto.

    ResponderEliminar
  7. :) Eu também fiz o caminho de santiago, a pé, sozinha por opção :) toda a gente me achou tola, perguntavam se eu não tinha medo e bla, bla, bla.....confesso que adorei ir sozinha, até porque o mais fácil é arranjar companhia....se me apetecia conversar havia sempre alguém disponível..até porque no meu dia a dia é-me muito difícil estar comigo sozinha, por isso quando consegui uns dias não pensei duas vezes...mesmo o meu marido perguntando se eu sabia onde me estava a meter...quero voltar a faze-lo sozinha, o mesmo e outros claro :) Adorei a experiencia, uma experiencia única e muito forte! Continua a ser tu própria com as tuas escolhas que eu pretendo fazer o mesmo!!! Bem haja por existires e por seres fonte de inspiração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como planeou a viagem? Gostava de fazê-lo também e prevejo que tenha que o fazer sozinha, já que não consigo conciliar datas com nenhum grupo. Desde GPS, dormidas, equipamento, estou completamente perdida. Podia dizer-me o que precisou, usou e de onde partiu ( coisa pouca, eu sei ;) , mas se pudesse, agradecia imenso ).

      Eliminar
    2. Em relação a etapas, albergues e mapas pode guiar-se por aqui: http://www.gronze.com/camino-de-santiago/caminos/guia-del-camino-portugues

      Em relação ao tipo de botas, mochila, peso e tudo o que deve levar será sempre melhor falar com quem já fez a pé, embora se não conseguir eu também possa ajudar. Qualquer coisa mande email, posso indicar grupos no facebook que estão sempre a trocar informações.

      (Espero que a Isabel também veja o seu comentário)

      Eliminar
    3. Olá Barcelence, eu planeei a minha etapa com informação que retirei da net, inscrevi-me em alguns grupos do facebook e sempre que iam surgindo dúvidas perguntava.
      Decidi fazer o meu primeiro caminho pelo caminho central português que foi o que me inspirou mais confiança, dado ter bastantes albergues e sempre gente. No caso em concreto comecei em Valença, tendo regressado ao ponto de partida de comboio. No entanto há a opção de autocarro também disponível para vários pontos de Portugal. Os bilhetes do autocarro podem ser adquiridos mesmo ao lado onde se levanta a Compostela.
      Em relação ao calçado, eu comprei algum tempo antes e fiz questão de fazer várias caminhadas para o calçado se adaptar ao pé. Optei por levar o mínimo de roupa numa boa mochila de 40L, o saco de cama ia dentro. Quanto a comida fui comprado ao longo do caminho, com a preocupação de ter sempre água comigo, garrafa que ia enchendo. O jantar fiz sempre em restaurante mas podes fazer nos albergues se preferires.

      Se precisares de mais informação diz.

      Bom caminho! E o caminho começa em casa na preparação :)

      Eliminar
  8. As pessoas que têm o receio de fazer o que quer que seja sozinha. Daí tanta pergunta receosa dessa solidão.
    Eu acho muito bem e deves-te sentir mais do que orgulhosa de o teres feito :)

    ResponderEliminar
  9. Quando somos autênticos e fugimos ao "padrão social" somos apelidados de tolos e damos azo a inúmeras especulações sobre os motivos que nos levaram a essa tão grande "loucura".
    Mas o que é a vida sem as nossa pequenas loucuras, sem testarmos os nossos limites.
    No entanto não posso deixar de dar os parabéns, confesso que eu não teria coragem para o fazer.

    ResponderEliminar
  10. Deixa lá...

    ...não há nada como uma boa dose de tolice!

    :)

    ResponderEliminar
  11. Admiro-te imenso por teres feito o Caminho sozinha e também quem o faz assim...
    Olha, gosto da tua tolice saudável...
    ;-)

    ResponderEliminar
  12. Isto já vem muito atrasado, mas não resisto, se leres, leste, senão também não faz mal. Eu tenho uma expressão para isso, dou-me muito bem comigo próprio. Fui para Inglaterra apanhar morangos sozinho, tinha 20 anos e estive por lá 2 meses :)

    E sonho fazer o Caminho sozinho, ir pelo monte e regressar pela costa, ou vice-versa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas algum dia eu ia perder um comentário teu? Só se estivesse maluca :)

      Um dos meus sonhos também é esse, sair de casa para O Caminho e voltar do Caminho para casa. Costa e Ponte de Lima, ou vice-versa. :)

      Eliminar

Aqui não há censura...