segunda-feira, 30 de abril de 2012

Peço desculpa...

Ao contrário do que acontece com algumas pessoas nunca tive problemas em pedir "Desculpa", sempre me foi demasiado fácil assumir os meus erros, digo demasiado porque ficava convencida de que estava errada muito facilmente, culpa deste meu eterno receio de magoar os outros e os seus sentimentos. Nunca fui de guardar raiva nem mágoas de ninguém e a minha memória, muito selectiva teima até hoje em escolher só as coisas boas para ficarem por cá (o coração agradece). Deve ser a isto que chamam de maturidade, consigo analisar cada vez melhor as situações e percebo agora que não sou a culpada de todos os males do mundo. Pedir "Desculpa" continua a ser-me fácil, mas quando realmente tenho motivos para isso. Em situações contrárias, para pedir-me "Desculpa" não sou muito exigente, mas as desculpas só valem a pena quando acompanhadas de uma mudança de atitude, caso contrário, peço Desculpa, mas não posso aceitar.

28 comentários:

  1. Muitas vezes o orgulho fala mais alto em certas pessoas. Pedir desculpa pelos erros que cometemos fica nos muito bem e é da forma que agimos mais correctamente. Mas às vezes não é apenas pedir desculpa e já está concluída a "tarefa", temos sim de pedi-la, mas aprender e não tornar a repeti-la. Aprender sobretudo com o erro e mudar se for preciso.

    ResponderEliminar
  2. Tens uma excelente atitude, gosto de pessoas assim.

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, acabei de escrever um texto que aborda ao de leve o pedido de desculpas! Juro que não vi.. aliás o contexto não tem nada a ver.

    Deixando uma pequena nota pseudo-filosófica, não é isto a mais simples prova de que altos, baixos, gordos, magros, brancos, pretos, amarelos, portuenses, lisboetas, americanos, italianos, chineses etc etc.. todos sentimos o mesmo, todos queremos o mesmo, todos temos os mesmos problemas (no que toca àquilo que importa
    ), cada um à sua maneira claro. Mas tudo se resume a isso.
    Quanto a mim, sou rancorosa e há coisas que não perdoo. Certas mentiras... especialmente se for um novelo delas

    ResponderEliminar
  4. O pedido de desculpas revela maturidade e a chegada a uma fase da vida em que vemos o mundo com outros olhos

    ResponderEliminar
  5. Gostava de ser assim. gostava que também fosse fácil para mim pedir desculpa, tirava-me de uma situação em que vivo há anos, mas como sou casmurra e para mim isso é difícil, cá continuo

    ResponderEliminar
  6. Quando reconheço que errei peço desculpa. Não me custa!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Agora é que disseste tudo, as desculpas realmente só valem se sentidas e acompanhadas de mudança de atitude, que senão é bastante inútil.

    ResponderEliminar
  8. Eu concordo que devemos sempre pedir desculpa quando erramos, e não tenho qualquer problema em faze-lo. Detesto quando não fazem o mesmo, e acho que só devemos pedir desculpa quando realmente erramos, parecendo que não, muda muita coisa. Gosto de estar de consciencia tranquila e facilmente esqueço o que fazem, a não ser algo muito mau que desculpo mas não esqueço tão rapidamente.

    agulhabairrista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. "... as desculpas só valem a pena quando acompanhadas de uma mudança de atitude"

    Esta última frase diz tudo. E é esse o verdadeiro sentido de um pedido de desculpas, caso contrário, são apenas palavras inúteis.

    ResponderEliminar
  10. Só os orgulhosos é que não conseguem pedir desculpas... e para além do mais quem é que não erra?? TODOS NÓS! pois ninguém é perfeito. A meu ver, um pedido de perdão é uma das maiores provas de amor, sejam elas para familia, amigos, filhos, seja quem for :)

    UMA CHUVINHA DE BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  11. olá. és sincera q.b e isso é bom. tenta sempre seguir o que vai no teu coração. beijos e bom feriado

    ResponderEliminar
  12. Como tens razão, querida Vera, se as desculpas não se fizerem acompanhar de arrependimento verdadeiro de nada servem.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  13. também peço desculpa com facilidade... demasiada facilidade... será que temos sempre de pedir desculpa? ;)

    ResponderEliminar
  14. Exacto..quando sei que errei, peço desculpa. Sou sincera.
    E quando é ao contrário..quero que as desculpas mostrem atitudes que as comprovem, caso contrário, para quê perder tempo?

    ResponderEliminar
  15. Também sempre pedi desculpas facilmente, sem qualquer problema. Mas tal como dizes, com o passar do tempo isso tem vindo a 'refinar' e hoje em dia as desculpas só as peço se houver um motivo forte e só as "aceito" se a atitute também mudar...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Acho que desculpas não se pedem evitam-se mas quando pedidas que seja com a alma na boca e a verdade nos olhos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Concordo contigo, não vale de nada um pedido de desculpas sem uma mudança de atitude :) *

    ResponderEliminar
  18. Acho realmente que é uma questão de maturidade... Já me custou muito mais pedir desculpa, apesar de. e confesso, ainda me ser um pouco complicado...

    ResponderEliminar
  19. Desculpa não pode apenas ser uma palavra no vazio...

    ResponderEliminar
  20. Pedir desculpa não é dificil...

    Muito mais dificil é conseguir verdadeiramente saber que se errou!! E assumir!

    ResponderEliminar
  21. Eu também tenho enorme facilidade em pedir desculpa e não tenho problema algum em admitir que errei. Acho, no entanto, que para certas pessoas nada vale, uma vez que, muitas delas não aceitam por se considerarem perfeitas e depois há uma certa arrogância que... Enfim :)

    Beijito enorme Vera :)*

    ResponderEliminar
  22. Dizer a palavra desculpa é fácil, difícil é senti-lo e depois de reconhecer a falha mudar...

    ResponderEliminar
  23. Eu evito ao máximo meter-me em situações em que seja obrigado a pedir desculpa, mas quando tem de ser, faço-o sem problemas, deve ser a tal maturidade que referiste. Já o aceitar as desculpas, tem muito a ver com a situação e com a sinceridade com que as mesmas são pedidas. Venham cá por obrigação que nem sabem como elas os mordem...

    ResponderEliminar
  24. Tens toda a razão, as desculpas servem apenas quando queremos mudar a nossa atitude, porque pedir desculpa só por pedir não vale a pena. A mim também não me custa pedir desculpa, mas ao contrário de ti, eu guardo raivas,mágoas e dificilmente me esqueço se me fazem mal, a minha maneira de esquecer é esquecendo que essa pessoa existe ou alguma vez existiu na minha vida. Sei que chego a ser cruel, mas com a maturidade, confesso-te que já estou bem melhor. A maternidade também me fez acalmar mais. Beijinhos**

    ResponderEliminar
  25. Saber pedir desculpa é um gesto de grandeza... e tu querida, és GRANDE!

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  27. Verticalidade associada a uma visão crítica.
    Apreciei do equilíbrio do texto e da personalidade que nele se reflecte.
    Beijos,

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...