Quando comecei a pedalar comecei também a ter uma nova noção das distâncias, os Km ganharam outro significado para mim.
Fazer 50 km de bicicleta não é o mesmo que fazê-los de carro, de mota, de comboio. Fazer 50 km de bicicleta no monte não é o mesmo que fazê-los em estrada ou em pista. Fazer 50 Km de bicicleta com uma altimetria de 1900 mt de acumulado de subida não é o mesmo que fazê-los com um acumulado de 300 metros. Fazer 50 Km de bicicleta em terreno técnico e acidentado não é o mesmo que fazê-los em terreno plano. Pedalar 10 km pode demorar horas, como pode demorar minutos. Quando estamos fisicamente bem podemos pensar que SÓ faltam 15 km para a meta, mas quando estamos mal, exactamente no mesmo local AINDA faltam 15 km para a meta.
Agora, que comecei a correr, voltei a ganhar uma nova noção das distâncias, e se os km já tinham outro significado para mim, ganharam uma importância desmedida. Ontem (a minha 4.ª corrida de todo o sempre, amém) subi a fasquia de 7 para 8 km e posso garantir que aqueles 8 km a pedalar não são os mesmos a correr, posso garantir que cada metro é interminável e que cada passada é um triunfo.
É mesmo isso que dizes, há muitas diferenças nos quilómetros por causa da altimetria, do piso, das condições atmosféricas e da forma como nos sentimos.
ResponderEliminarA correr parece que se sente tudo de forma ainda mais diferente e intensa... Os kms parecem ser muito mais quando comparados com a bicicleta e sinto o mesmo que tu, o que consigo fazer a mais é uma vitória, por isso anseio por conseguir chegar aos 10 kms, de preferência sem estar a cair para o lado...
Devagar se vai ao longe.
ResponderEliminarKm a Km vais somando vitórias.
Beijinhos.
Outra paixão, a corrida?
ResponderEliminarAdoro o teu blog...mas acho que te odeio ligeiramente a ti...sempre que aqui venho me sinto uma lontra que lacrimeja quando sobre para o celim de uma bicicleta porque não dá jeito pedalar com uma manta polar e almofada fofinha alapada à cara.
ResponderEliminarMas és grande!! Lá isso..!! Milher és a minha héróia!
Ai, sem dúvida. Ainda me lembro da primeira vez que cheguei aos 6km.
ResponderEliminar