Sinopse
Publicado em 1932, Admirável Mundo Novo tornar-se-ia um dos mais extraordinários sucessos literários europeus das décadas seguintes. O livro descreve uma sociedade futura em que as pessoas seriam condicionadas em termos genéticos e psicológicos, a fim de se conformarem com as regras sociais dominantes. Tal sociedade dividir-se-ia em castas e desconheceria os conceitos de família e de moral. Contudo, esse mundo quase irrespirável não deixa de gerar os seus anticorpos. Bernard Marx, o protagonista, sente-se descontente com ele, em parte por ser fisicamente diferente dos restantes membros da sua casta. Então, numa espécie de reserva histórica em que algumas pessoas continuam a viver de acordo com valores e regras do passado, Bernard encontra um jovem que irá apresentar à sociedade asséptica do seu tempo, como um exemplo de outra forma de ser e de viver. Sem imaginar sequer os problemas e os conflitos que essa sua decisão provocará. Admirável Mundo Novo é um aviso, um apelo à consciência dos homens. É uma denúncia do perigo que ameaça a humanidade, se a tempo não fechar os ouvidos ao canto da sereia de uma falsa noção de progresso.
Admirável mundo novo é o livro que todos deveriam ler. Não há, ao ler este livro, como não pensar se este será mesmo o futuro da humanidade, não há como não olhar em volta e pensar que provavelmente está demasiado perto. É impressionante que alguém possa ter escrito isto há tantos anos atrás e que olhando actualmente para o rumo das coisas nos pareça uma espécie de previsão. Este livro mexe connosco, faz-nos pensar, faz-nos analisar as pessoas e assusta. Este livro é o murro no estômago que todos deveriam levar.
Já o tenho na minha lista de livros para ler há demasiado tempo, não sabia o tema, mas esta descrição lembrou-me o 1984, um dos meus preferidos de sempre, por isso de hoje não passa! Obrigada :)
ResponderEliminar1984 chegou hoje, depois de acabar Admirável mundo novo e de fazer uma breve pesquisa percebi que tinha mesmo de ler este também.
EliminarParece-me interessante :)
ResponderEliminarMuito.
EliminarEscrevi acerca deste livro há uns tempos no meu canto!
ResponderEliminarCuriosamente, as duas obras primas distópicas foram escritas por aluno e professor.
O professor foi o Geoge Orwell, que escreveu o magnífico 1984 e o aluno o Aldous Huxley.
Duas visões concorrentes mas que o mundo tem fundido!
As premissas de ambos parecem estar a moldar o mundo dos nossos dias! 1984 está atrasado, mas o Admirável mundo novo está-se a fazer presente.
Estamos numa sociedade em que cada movimento de cada individuo é vigiado (e se pensam que não, tirem o cavalinho da chuva... Tem um telemóvel? cartão multibanco? tv cabo? Então sabem onde é que estão, em que é que gastam dinheiro e o que vêm na televisão...) e por outro lado é cada vez mais encorajado um alheamento da sociedade o que faz com que a classe dominante tenha a vida facilitada!
Somos números e não passamos disto!
Quem lê um, devia forçosamente ler o outro! depois de os ler o mundo fica diferente! Ficamos com um amargo na boca, a sensação de que existimos somente para ser peças numa engrenagem que já está montada e não há mais nenhum objectivo nas nossas vidas!
É, como dizes um fortíssimo murro no estomago!
Juntas estes dois com "A Mão do Diabo" do JRS que é ao mesmo tempo o pior e o melhor livro dele - a história é uma bosta, mas o livro é um documento precioso - e ficas com vontade de fazer uma revolução! Três livros que deviam ser leitura obrigatória para todos os Europeus!
:)
Bem, 1984 chegou hoje, encomendei-o semana passada, depois de acabar de ler Admirável mundo novo. A edição do meu livro contém uma carta escrita por Aldous Huxley a George Orwell, depois de a ler e de uma breve pesquisa encomendei-o imediatamente.
EliminarEm relação ao A mão do diabo irei pesquisar, obrigada pela sugestão.
Não precisas obrigadar!
Eliminar:)
Devia ser lido por todos sim!
ResponderEliminarhttp://wet-kiss.blogspot.pt/search/label/Livros
Boa crítica.
EliminarTambém o tenho para ler. Esse e a "laranja mecânica" já leste?
ResponderEliminarAinda não li.
EliminarPor falar em devorar livros loira. tens alguma app para "organizar a tua estante"? tipo a goodreads ou algo do gênero? queria organizar uma base de dados com os meus livros, mas queria algo mais português. bjs!
EliminarNão tenho nem conheço nenhuma, eu estou sempre a mudar os meus e de cada vez que me lembro disso perco um dia inteiro.
EliminarLi duas vezes. Uma era uma miúda de 14 anos. Foi-me oferecido pela minha mãe. A outra foi há coisa de 2 anos.
ResponderEliminarÉ espetacular como ele consegue prever aquilo que vai ser efetivamente o futuro.
O meu livro em uma capa diferente.
(acho graça estares a ler os Miseráveis)
Porque achas graça a eu estar a ler os Miseráveis Uvinha?
EliminarÉ exactamente por achar aquele livro uma espécie de profecia (se vir bem as coisas será mais uma espécie de praga rogada à humanidade), e por achar-lo (ao autor) um ser visionário e com uma cabeça muitíssimo genial e por demais à frente do seu tempo, que continua a ser o primeiro livro da minha lista!
ResponderEliminarUma obra simplesmente brilhante e assustadora.
:) que descrição fantástica.
EliminarTambém já levei este murro no estômago. O livro é brutal.
ResponderEliminar