quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Paixões materiais


A minha paixão pela leitura é exactamente igual, adoro ler e adoro livros. Não concebo a ideia de ler em digital, de vender livros depois de os ler, de não ficar com os livros em casa, para reler, para emprestar (a quem os devolva, obviamente), para recordar. A primeira coisa que faço quando tenho um livro novo é analisar cada bocadinho dele, a capa a contracapa, as folhas, folhear um livro pela primeira vez é um prazer, cheirar as páginas antes de as ler é um ritual. Cada livro é uma nova paixão. De vez em quando vejo-me parada em frente às estantes dos livros, feliz por os ter ali. Cada livro que compro são novos locais, novas histórias, novas aprendizagens, leio de tudo um pouco e nunca desisto de um livro. É orgulhosa que carrego sempre comigo o livro que ando a ler, nunca estou sozinha e é um peso que se transforma facilmente em satisfação, basta para isso ter tempo de ler um único parágrafo. Por isso ontem fiquei tão feliz, ter um livro enviado e oferecido pelo autor do mesmo, com dedicatória, assinado e ainda por cima um livro raro fez-me sentir muito especial.

Sobre o autor e sobre o livro escreverei mais tarde, depois de me deliciar a ler as páginas que ontem folheei e cheirei com um gosto singular.

7 comentários:

  1. Deve ser mesmo algo muito especial...
    :-)

    ResponderEliminar
  2. Ena Loira!!! Tens um admirador secreto que te oferece letras?

    ResponderEliminar
  3. que luxo :)

    Concordo contigo, sou incapaz de vender livros ou ler livros que não sejam em papel.

    Paulinha

    ResponderEliminar
  4. tb tenho essas duas pancadas :). Contudo caso um livro não me agrade de todo sou capaz de o deixar ir. Agora os que adoro jamais ficam longe de mim... ficam guardados "religiosamente" no meu quarto. Aprendi que na vida tb é importante fazer uma seleção do que gosto mais e daquilo que não me cativa. Ler livros em digital, jamais! Adoro o prazer de os ter na mão, escrever anotações. Considero-os meus "amigos" e fazem-me viajar dentro de 4 paredes.

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo...ler, só em papel...até o jornal.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Já estou toda curiosa sobre esse livro.
    E contente por o teres recebido, vê-se bem que sabes valorizar um presente assim. :-)

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...