quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Crónicas da Gralheira

Avisaram-nos antes da partida que em todo o percurso havia 300 metros de subida não ciclável, o que quer dizer que vamos sofrer. Pedalamos os primeiros km em sobe e desce constante, alguns single track fantásticos, uns estradões com uma vista espectacular e uns trilhos no meio do mato, até que começamos a descer e a descer e a descer, 7 km a descer pedra tão divertidos, tão loucos, tão técnicos, tão fantásticos que a dada altura deixei de sentir os braços de tanto saltar pedra (se vocês soubessem como isto é nunca mais queriam ouvir falar do vibroplate). Claro que quando o universo nos oferece uma descida destas nós sabemos que temos de pagar, e nalguns casos o preço é mesmo muito alto. Subimos e subimos e subimos, nas partes mais complicadas eu ia dizendo um "Lili, estes são os 300 metros", para daqui a pouco voltar a dizer que não, que "os 300 metros eram agora e não lá atrás". Quando chegamos ao final da subida (pelo menos era o que pensávamos) eu voltei a dizer que "afinal, Lili, os 300 metros eram isto", descemos um bocado e apareceu-nos mais uma subida e outra e outra e eu ia repetindo que "os 300 metros eram agora", depois aparecem km e km de calçada romana completamente molhada e eu a dizer que "afinal os 300 metros eram a calçada romana, Lili, ninguém consegue subir tantos km de calçada romana molhada" e quando aquilo acabou continuamos a subir e a subir e a subir e quando eu já achava que era impossível subir mais a Lili manda-me olhar para a esquerda, eu, incrédula com a montanha que se impunha e com centenas de homens com a bicicleta às costas só consegui respirar fundo e dizer que "Não acredito, afinal os 300 metros são aquilo", e não eram só 300 metros, era muito mais. O bom é que a superação de chegar lá em cima e de desafiar mais uma montanha compensa tudo e no fim ainda conseguimos olhar para trás com um sorriso nos lábios e de alma e coração cheios de felicidade.