sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Nunca desisto de um livro

Leio sempre os livros até ao fim. Até à última palavra, da última linha, do último parágrafo, da última página, do último capítulo. Nunca desisto de um livro. Sou incapaz de o abandonar definitivamente sem ter uma opinião completa sobre ele. Posso colocá-lo de lado para ler depois, posso parar por tempo indeterminado, posso estar a detestar a história, as personagens, posso achar que o autor escreve mal, pode ser uma seca, pode provocar-me náuseas, sono, fome, pode até dar-me vontade de cortar os pulsos, leio sempre os livros até ao fim, nunca desisto de um livro. Acho sempre que um livro vai valer a pena, vai ensinar-me coisas, vai levar-me a lugares que nunca estive, vai apresentar-me pessoas que nunca conheci. Acho sempre que um livro vai fazer-me pensar num mundo diferente do meu. Acho sempre que um livro vai fazer-me viver. Acho sempre que no último capítulo, na última página, no último parágrafo, na última linha, na última palavra vai estar algo completamente surpreendente que vai dar a volta à narrativa, que vai fazer-me entender todos os pormenores, que vai mudar a minha visão do mundo. Nunca desisto de um livro.

8 comentários:

  1. Acho que gostava de ser assim... eu já deixei uns 3 ou 4 a meio por não conseguir mesmo prosseguir com a leitura. Quando a coisa me começa a provocar náuseas, quebras de tensão e todo um rol de coisas más, fecho-o, vou comer ou beber qualquer coisa e não penso mais no assunto.

    ResponderEliminar
  2. O único livro que não consegui acabar até hoje: A Aparição de Vergílio ferreira

    ResponderEliminar
  3. E o Ulisses????????????????????????????????????????????????????????????????? Leste até ao fim, malandra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li o Ulisses Uvinha, mas está na minha lista.

      Eliminar
  4. Sou igual... mas às vezes custa-me horrores :(

    ResponderEliminar
  5. para mim os livros são como umas pessoas, se não valem a pena, ficam pelo caminho...

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho uns quantos pendentes. Também não desisti deles, acho só que ainda não estou preparada para os ler. Mas continuam lá, nas prateleira dos pendentes, com as páginas marcadas onde os pus em suspenso.

    ResponderEliminar
  7. Eu já desisti de alguns porque na altura estava com a cabeça ou noutro livro ou porque por muito que tentasse não conseguia concentrar-me. Mas já me aconteceu de passados uns anos ir buscá-lo(s) novamente e voltar a ler. Acho que por vezes os livros também têm os seus momentos para serem lidos.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...