quinta-feira, 17 de março de 2016

Os meus livros #18 - Ensaio sobre a Lucidez


Sinopse
Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram em branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%. Receoso e desconfiado, o governo, em vez de se interrogar sobre os motivos que terão os eleitores para votar em branco, decide desencadear uma vasta operação policial para descobrir qual o foco infeccioso que está a minar a sua base política e eliminá-lo. E é assim que se desencadeia um processo de ruptura violenta entre o poder político e o povo, cujos interesses aquele deve supostamente servir e não afrontar.


Ensaio sobre a Cegueira é um dos livros da minha vida e depois de alguém me dizer que Ensaio sobre a Lucidez era ainda melhor não descansei enquanto não o tive e não o li. Mas não, o Ensaio sobre a Lucidez remete para o Ensaio sobre a Cegueira, não só no título como na narrativa, indo buscar as personagens e as situações, é muito bom, mas não se pode comprar com o Ensaio sobre a Cegueira, que me tocou profundamente, que me mudou, que me fez ter terríveis pesadelos enquanto o estava a ler, que me mexeu com as entranhas. Ensaio sobre a Lucidez é, acima de tudo, um livro que nos faz pensar.

2 comentários:

  1. O "Ensaio sobre a cegueira" também está no meu Top10 dos livros. O da lucidez ainda não li, mas também tenho criadas altas expectativas.
    Bijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro os livros do Saramago, o Ensaio da Lucidez é o meu preferido dele até ao momento :) Fiquei completamente espantada quando ele foi buscar as personagens do Ensaio sobre a Cegueira, não estava à espera desse desenvolvimento, acho que foi genial da parte dele

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...