terça-feira, 23 de julho de 2013

Se em vez de os prenderem durante uns meses para depois os mandarem em liberdade condicional lhe cortassem logo a piroca eu não tinha que estar a escrever este post agora.

Aqui há uns tempos foi violada uma mulher que pedalava sozinha numa das pistas de ciclo-turismo do norte. Logo vieram as autoridades dizer que era perigoso andar sozinha e que se deveria ter mais cuidado e andar sempre acompanhada. Aquilo revoltou-me, parece que nos continuam a atribuir parte da culpa, afinal, nós é que fomos para um sítio perigoso sozinhas, nós é que não tivemos o devido cuidado. Um destes dias fui abordada na "minha" pista por alguém que me falou nesse assunto, perguntava-me se não tinha medo de andar ali sozinha, se por acaso não sabia daquela história na outra pista, mas perguntava-me com um tom acusador e dizia-me que a mulher dele, desde que ouviu aquela história nunca mais tinha ido para ali caminhar. As pessoas acham que as mentalidades evoluíram mas se me acontecesse alguma coisa eu seria tão culpada por estar ali como era há muitos anos atrás por ter usado uma mini-saia. Eu não dei importância à pessoa em si, disse-lhe meio a brincar que o violador precisava ter pedalada para me apanhar. Olhou-me com um ar ainda mais reprovador. O assunto tem importância, eu é que não gosto de discutir pontos de vista com pessoas que não têm importância para mim. Um dia, na minha adolescência fui perseguida quando ia a pé da escola para casa, felizmente consegui fugir, não sei como seria eu nos dias que correm se naquele final de tarde não tivesse conseguido fugir, fiquei mesmo muito assustada mas no dia seguinte não tinha outra opção senão continuar com a minha vida, afinal, tinha mesmo que ir para casa ao final do dia. A maior parte das vezes em que vou pedalar encontro sempre alguém que faz questão de me acompanhar, mas sinceramente até gosto mais de fazer a pista sozinha, só eu, a minha bicicleta e a minha música, no dia em que por medo eu tiver que deixar de fazer aquilo que gosto, por medo eu tiver que abdicar daquilo que sou, seja em que circunstância for, então nesse dia a vida deixa de me fazer sentido.

25 comentários:

  1. Realmente... o que dizes é bem verdade!

    ResponderEliminar

  2. O medo, o verdadeiro medo é incapacitante como uma doença...
    Que nunca o sintas... que nunca mudes...

    ResponderEliminar
  3. Também sou a favor de cortar o mal pela raíz! Bastava fazer isso a um ou dois e os milhares que aí andam nem se atreviam a pô-la de fora.

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo,tens toda a razão.É impressionante como acontece isso a uma mulher e certas pessoas ainda lhe dão parte da culpa.

    ResponderEliminar
  5. Palmas para mais um texto brilhante, Loira.

    ResponderEliminar
  6. Essa mania de acharem que as mulheres é que têm culpa das violações mete-me uns nervos!

    Excelente post :)

    ResponderEliminar
  7. Muito bem escrito. A vida tem de continuar.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  8. Isso mesmo que escreves. E o medo é algo que fica.
    Eu em miúda fui abordada por um velho, ao que me recordo hoje, ele sempre foi velho, quando ia da praia para casa. Horrível. Medo. Na altura, só me lembro de ir para casa a correr tanto como a chorar e contar ao meu pai que, de imediato, saiu de casa numa tentativa falhada, de procurar, o velho. Acho que só há poucos anos, contei esta história.
    Nojo!

    ResponderEliminar
  9. Tipicamente português!
    Como não têm capacidade para resolver os problemas, tentam dissimulá-los. O grave e sério é uma mulher querer dar um passeio de bicicleta, essa é que é uma decisão realmente irresponsável e nada ponderada... pelo amor da Santa! Para onde caminhamos?!

    ResponderEliminar
  10. Olá Vera. realmente um assunto delicado este. E parece que estes "incidentes" acontecem cada vez mais em nossa sociedade. Não dá para paralisar. Não mesmo, mas o cuidado tem que ser redobrado.

    Um dia sei que estes imbecis, com o perdão da palavra. Terão o que merecem!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  11. É verdade que é perigoso mas nem sempre podemos andar acompanhadas ou viver sempre com medo se não, é como dizes, a vida deixa de fazer sentido =S

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Continuamos a sermos vistas como o "elo mais fraco" e culpado do que acontece.

    Somos as provocadoras!!!

    Eles (machões) passam sempre por vítimas,tratando-se de mulheres.
    (Ainda pensam que o nosso lugar é na cozinha.)

    Sou da tua opinião...CORTAR!!!

    Beijinhos.


    ResponderEliminar
  13. Esse nojo de homem não faz falta ao mundo. Pobre senhora.

    ResponderEliminar
  14. Nunca tinha visto as coisas deste jeito, mas é bem verdade!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Nunca tinha visto as coisas deste jeito, mas é bem verdade!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Defendo a vida das formigas e das moscas, ou seja, tenho o maior respeito pelo direito à vida. Mas vou confessar publicamente que os violadores deviam ser castrados a sangue frio com uma daquelas facas de "serrinha". Perdoem-me mas é isto que sinto desde sempre.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. concordo com o que dizes, ate pk n podemos deixar de viver m smp com alguns cuidados.
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Concordo plenamente contigo

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. este assunto revolta-me sempre. A sério, nós é que temos que ter cuidado como se os violadores, coitadinhos, não fossem culpados de nada: afinal nós é que andamos ali sozinhas, ou de mini-saia, mesmo a pedi-las, ele não tem como evitar. A sério, que nojo de mentalidades fechadas. eu queria ver se as pessoas continuavam a pensar assim se fosse com elas ou alguém proximo delas.

    ResponderEliminar
  21. Há coisa que não se resolvem com diálogos, terapias e outras "mezinhas" aligeiradas. Às vezes, é mesmo preciso atitudes drásticas que impossibilitem a repetição do ato. Gente desta não merece mais!

    http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. É um assunto sério e é muito grave isso acontecer! Agora quererem inverter as coisas e culpar as mulheres por andarem sozinhas é também muito grave, são mentes um pouco retorcidas... Uma pessoa não pode deixar de fazer aquilo que gosta por medo!!

    ResponderEliminar
  23. Concordo totalmente contigo. E outro exemplo bem bom mas que nunca nos apercebemos, são os surfistas que infelizmente perdem membros ou ficam afectados fisicamente seja por que motivo for... ou tubarões, ou uma queda mal dada, ou outros animais... seja o que for e no entanto já não são raras as entrevistas que vejo de surfistas sem uma perna, ou uma braço ou seja lá o que for que volta a surfar! Pois é assim mesmo, uma pessoa que é dominada pelo medo deixa de viver. Ponto final. Gosto da tua maneira de pensar e é como digo, não podia concordar mais contigo!

    ResponderEliminar
  24. O pensamento do "foi violada mas pôs-se a jeito" é simplesmente doentio. E para mim pessoas dessas não devem tratar muito bem as mulheres.
    E que nunca sintas o medo e nunca tenhas motivos para o sentir.

    ResponderEliminar
  25. Este país é muito atrasado nesses assuntos, esse sujeito merecia ser torturado até ao fim dos seus dias! As mulheres podem e devem andar sem medos seja onde for!

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...