quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Alguém conseguirá adivinhar qual é o livro?

Ler um bom livro pode ser arrebatador. Se por um lado queremos ler tudo de uma só vez, queremos absorver cada frase, cada parágrafo, cada ideia, por outro queremos ter o nosso tempo para saborear cada palavra, cada personagem, cada conjugação de sentimentos. Se por um lado temos o resto da vida para terminar o livro, por outro não podemos esperar para lhe dedicar horas e horas. As personagens, os locais, a história, os momentos, tudo nos absorve a imaginação, somos só nós e o livro. Mas depois acaba e fica um vazio, ficam as saudades das personagens, fica um sentimento de perda, a sensação de que nunca mais vamos encontrar um livro que nos preencha desta maneira. Ontem senti-me assim, depois daquela última frase que me deixou um sabor agridoce na alma. "Toda a vida", assim terminou o livro, já tenho saudades.

8 comentários:

  1. Há livros que ficam toda a vida na nossa alma!!!

    ResponderEliminar
  2. O amor nos tempos de cólera. Acertei? (Um dos meus livros preferidos de sempre. Perdoem-me a heresia, mas melhor até que os Cem anos de solidão.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião, melhor que Cem anos de solidão.

      Eliminar
    2. Gostei de ambos mas gostei mais dos Cem anos de solidão. Talvez por ter lido mais nova e primeiro.

      Eliminar
    3. eu também prefiro, de longe, o amor nos tempos de cólera. é um dos meus preferidos!

      Eliminar
  3. O amor nos tempos de cólera. Também o acabei há cerca de dois meses, acho que quem o leu não esquecerá nunca essa frase final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso a pergunta no título, estava convicta disso mesmo, que quem leu nunca esquecerá a frase final.

      Eliminar
    2. Esquece, esquece... basta não ter gostado do livro como foi o meu caso. Detestável, parece uma novela. Li dois livros dele, esse que fala e "memórias das minhas putas tristes", também desgostei, tentei ler Jorge Amado e a coisa também não correu muito bem, já vi que autores da América do Sul não são o meu género

      Eliminar

Aqui não há censura...