Sinopse
Entre as vítimas do Holocausto enviadas para Auschwitz em 1944, três mulheres levavam consigo um segredo quando passaram pelos portões do infame campo de concentração.
Priska, Rachel e Anka estavam grávidas de poucas semanas, enfrentando um destino incerto longe dos seus maridos. Sozinhas, assustadas, e após terem perdido tantos familiares às mãos dos nazis, sentiam-se determinadas em lutar pelo que lhes restava: as vidas dos seus bebés.
Estas mulheres deram à luz em circunstâncias inimagináveis, com intervalos de semanas entre si. Quando nasceram, os bebés pesavam menos de 1,5 Kg cada, e os seus pais haviam sido assassinados pelas forças alemãs, enquanto as mães se haviam transformado em «esqueletos andantes».
Os Bebés de Auschwitz segue a incrível história das mães: primeiro em Auschwitz, onde sofreram o escrutínio cruel de Josef Mengele, o médico nazi conhecido como Anjo da Morte, que selecionava as mulheres grávidas à entrada do campo, destinando-as às câmaras de gás; depois num campo de trabalho alemão onde, esfomeadas, lutaram por esconder a sua gravidez; e, por fim, durante a viagem infernal de comboio, que durou 17 dias, até ao campo de concentração de Mauthausen, onde viriam a ser libertadas pelos Aliados.
A biógrafa Wendy Holden descreve toda a história com minúcia, destacando a coragem destas mulheres e a bondade dos desconhecidos que as ajudaram a sobreviver. Os Bebés de Auschwitz é um livro comovente e uma celebração da nossa capacidade de amar, ajudar e sobreviver mesmo nos contextos mais tenebrosos.
Por mais que leia sobre o Holocausto nunca deixo de me surpreender com a maldade de que o Homem é capaz. Já li muitos livros sobre Auschwitz, este aborda um tema sobre o qual nunca tinha lido e conta pormenores que eu ainda desconhecia. Deixo o link da reportagem que passou na SIC sobre este livro: http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemespecial/2015-06-29-Nascidos-no-Holocausto
Também deve ser um livro interessante mas valha-me Deus, já li tantos sobre o mesmo... =S
ResponderEliminarBeijocas
Ando de olho neste "menino" à um tempinho, quer-me parecer que vem parar cá a casa não falta muito!
ResponderEliminarChoro que nem uma perdida mas continuo a "adorar" estes temas.
Bjs