quinta-feira, 30 de julho de 2015

Os meus livros #48 - A Metamorfose

Sinopse
Franz Kafka é um dos mais carismáticos autores do século XX. O corpo das suas obras - na sua maioria, publicadas postumamente - destaca-se entre as mais influentes da literatura deste século. Os seus temas por excelência centram-se em torno do absurdo, da alienação, da obsessão e da culpa que geram nas suas personagens um sentimento de estranhamento. As suas obras definem uma boa parte do que ainda hoje se considera como «literatura moderna» e é considerado um precursor do realismo mágico. A Metamorfose (1912) narra o estranho caso de um caixeiro-viajante que uma manhã acorda transformado num monstruoso insecto.


Há anos que tenho este livro na minha lista e há anos que por um motivo ou outro foi ficando sempre para trás. Agora que acabei de o ler só consigo pensar: Como é que eu pude estar tanto tempo sem ler isto? Ontem terminei a leitura, fechei-o e fiquei uns bons quinze minutos a olhar para ele, tanto para absorver. Será um livro para reler vezes sem conta. 

6 comentários:

  1. Também o tenho na minha estante há uns bons tempos. De vez em quando torpeço nele com surpresa (sim eu de vez em quando surpreendo me na minha estante. Não te acontece?) mas guardo sempre para depois, como um dado adquirido. Mas já percebi que é urgente!

    ResponderEliminar
  2. Também o tenho em lista de espera, mas ainda não o li. Um dia destes que neste momento apetece-me ler outras coisas.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso acho que é sobrevalorizado. Agora leio Mário de Sá Carneiro e estou com a mesma sensação, como é que pude estar tanto tempo sem ler isto. Boas leituras

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...