segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Elena Ferrante é bem capaz de me ter roubado a vontade de escrever

Estou quase a acabar o primeiro livro que comprei dela, é a primeira vez na vida que me vejo a poupar as páginas assim, é a primeira vez que não quero que acabe de maneira nenhuma, nem a ansiedade por o conhecimento do final me faz querer ler depressa. Elena Ferrante escreve de uma forma tão simples, tão cativante, tão encantadora que a cada página que viro fico cheia de inveja, quem me dera escrever assim. Já encomendei tudo o que há disponível no mercado escrito por ela, não vejo a hora de poder ler mais e mais. Elena Ferrante deixou-me maravilhada, deixou-me sem palavras, fez-me estremecer. Enquanto leio o que Elena Ferrante escreveu penso que escrever só devia ser permitido a quem o faz desta forma, a quem é capaz de mudar vidas, a quem é capaz de dar socos nos estômago, a quem é capaz de nos abanar a realidade, todos os outros deviam ser proibidos de escrever, principalmente eu. 

16 comentários:

  1. Ainda não li nada dela mas por aquilo que leio aqui ( e que confio) é uma escrita maravilhosa. Vou começar pelo primeiro dela. Qual é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que estou a ler é o primeiro de quatro volumes de A Amiga Genial, três estão disponíveis e o quarto chegará a Portugal no início de 2016.

      Há também Crónicas de um mal de Amor que ainda não li, mas que já encomendei, em breve posso dizer algo.

      Eliminar
    2. estou a ler o primeiro de todos, Um estranho amor

      Eliminar
    3. Su, Um estranho amor também está em Crónicas de um mal de amor, que é precisamente a junção dos três romances dela.

      Eliminar
  2. Já pedi ao Pai Natal. Depois digo qualquer coisa. Li " A rapariga no comboio " e gostei. Não achei espectacular... mas deixou-me em suspense até ao fim e só por isso valeu a pena. E achei o final surpreendente. Agora acabei de ler " Memórias de uma Gueixa" e li aquilo de uma assentada... muito giro o livro. Adorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li ambos, A Rapariga no Comboio é óptimo para um fim de semana de chuva e Memórias de uma Gueixa também gostei bastante, embora já o tenha lido há uns anos.
      Espero que o pai Natal seja amigo :)

      Eliminar
  3. Não conheço nenhum dela... Mas escritores assim há poucos.


    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Lá vou eu a correr à biblioteca :)
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano ficou marcado com três nomes, para mim: Cheryl, David e Elena. Claro que houve muitos outros, mas estes três...

      Eliminar
    2. Ai... já me esquecia. Se não tiveres na biblioteca eu envio-te, terminei-o ontem.

      Eliminar
  5. É desta que que vou comprar "a amiga genial". Já hoje estive a olhar para ele na Fnac, mas estou a meio de um e já tenho outro á espera. É a seguir pois se tu dizes que é bom, eu acredito :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tchi minha Gaja mais linda, que responsabilidade.

      Eliminar
    2. já comprei...última aquisição do ano, digo eu hoje...dia 1
      su

      Eliminar
  6. Vera, tu escreves muito bem e é um enorme prazer ler-te. Sempre.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...