terça-feira, 5 de julho de 2016

Os meus livros #44 - O Céu é dos violentos



SINOPSE

O Céu É dos Violentos foi inicialmente publicado em 1960, tendo-se tornado uma referência essencial da literatura norte-americana – um exemplo da sensibilidade gótica e da veia satírica de Flannery O’Connor.Neste segundo e último romance da autora, conta-se a história de Francis Tarwater, um órfão de catorze anos. Francis tenta a todo o custo escapar à profecia do seu tio-avô Tarwater, um fanático com uma visão muito especial dos ensinamentos bíblicos.Quando o tio avô de Francis morre, o rapaz renega os seus ensinamentos, incendia a casa rural onde ambos viviam e procura o seu tipo Rayber, que vive com o filho Bishop, uma criança mentalmente atrasada. No entanto, Fracis vai descobrir que forças que o transcendem se sobrepõem aos seus desejos de uma vida secular num razoável mundo moderno.Flannery O'Connor observa as suas personagens com uma espantosa combinação de ironia, compaixão, humor e empatia.



Este livro é cruel, é dramático, as personagens são fanáticas e cheias de maldade, é catastrófico, previsível, mas ainda assim perturbador. 

2 comentários:

  1. Espero que tenhas gostado, acho-a uma grande escritora. Os contos também valem bastante a pena.
    Não sei se já leste, mas Carson McCullers, Eudora Welty também são muito boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei. E não sei porquê mas quando comecei achei que era livro para ler devagar, mas depois de começar não consegui mais parar.

      Eliminar

Aqui não há censura...