quinta-feira, 7 de abril de 2016

Os meus livros #21 - O arranca corações


Sinopse

Jacquemort, psiquiatra, chega a casa de Angel e Clémentine, que está em final de gravidez. Jacquemort vai então ajudá-la a dar à luz três rapazes gémeos, Noël, Joël e Citroën, que, ao contrário dos irmãos, nunca grita. Angel está fechado em casa há dois meses pela mulher, que aceitou mal a gravidez. Só depois do parto é libertado. Jacquemort revela-lhe as razões que o levaram a este recanto aparentemente tranquilo. Ele possui uma capacidade de vazio e procura preenchê-la psicanalisando as pessoas e assimilando os seus sentimentos através de uma psicanálise «integral». Neste romance, Boris Vian revela um universo terrível, o dos desejos mais implacáveis, em que todo o amor esconde o ódio. Como escreveu Gilbert Pestureau, no prefácio à edição francesa, neste romance em que o número três desempenha um papel central, «os adultos são selvagens, ferozes ou infelizes, condenados à solidão, enquanto as crianças, cúmplices na magia, procuram secretamente a sua paixão de viver». Tudo isto numa «aldeia entorpecida na vergonha e na religião», onde «os trigémeos exploram o seu universo feérico enquanto uma mãe, que os ama demasiado, lhes reduz inexoravelmente o espaço».

Boris Viam é louco, os seus livros são um absurdo, bizarros, estranhos, incompreensíveis, surrealistas. Adoro-o. Acho que estou apaixonada por ele e por tudo o que as entrelinhas dos seus livros escondem. 

5 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste.
    Este livro é lindo.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Boris Vian e, não é para me gabar, mas já devo ter lido quase tudo o dele que existe publicado. É difícil escolher qual o livro dele de que mais gosto , mas talvez seja o Arranca Corações ou a Espuma dos Dias.

    ResponderEliminar
  3. Saudades de ti minha loira! Voltei

    ResponderEliminar
  4. É tão lindo, tão bom.
    Estou a ler Crime e Castigo. Nem há palavras, o poder da consciência e o talento de um escritor. O Idiota também é belíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vian é um caso sério.
      Estou a ler Oblomov e é genial (mas tem gralhas de todo o tipo e quase em todas as linhas)

      Eliminar

Aqui não há censura...