quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Música para os meus ouvidos

"Se fosse um livro. Um livro de poesia. Depois seria um guia. Um livro de memórias. Cheio de páginas. Cheio de vida. Se eu fosse um livro era um livro de aventuras. Anos depois seria um livro revolucionário. Proibido. Chamuscado. Passado de mão em mão. Ou então não. Mais tarde tornava-me um livro de poesia. Um livro de amor. Com paixão e até traição. Um livro resistente. Que suportasse o sal das minhas lágrimas. Se eu fosse um livro era um clássico. Para ler na cama. No silêncio da vida a dois. Depois seria um guia. Que se lê no meio do banho, da tosse e do ranho. Com o passar do tempo uma autobiografia. Um livro de memórias. Com rugas na capa. Cheio de páginas. Cheio de vida. Uma tentação para quando só nos resta a imaginação. Se eu fosse um livro tinha muitos capítulos. Só não teria fim.

O fim é o princípio. Uma página que se vira. Somos a tinta fresca em folha áspera. A capa dura. Aquilo que procura. Somos a história. Desde sempre. O terramoto de 55 e a revolução de 74. Somos todos os nomes. As pessoas do Pessoa. Alexandre Herculano e Ramalho Ortigão. O mundo na mão. Ponto de encontro. De quem pensa. De quem faz pensar. Temos pele enrugada de acontecimento. As páginas são nossas. E o pó que descansa na capa também. Sabemos falar de guerra e paz, explicar a origem das espécies e dizer qual a causa das coisas. Somos o que temos. A tradição e a vocação. A atenção. A opinião. A história de dor e de amor. Somos o nome do escritor. A mão do leitor. Somos livros.

Somos os livros que lemos."



Assim me canta o diário de leituras da Bertrand que me foi oferecido ontem, por a Su, uma amiga que o blog trouxe para a minha vida. O diário é lindo. As palavras nele impressas são música, são poesia, são sorrisos e suspiros. As páginas em branco são histórias, são momentos, são felicidade para preencher com amor. O amor aos livros.

4 comentários:

  1. Eu gosto muito de escrever as frases que mais gosto dos livros e tenho um "moleskine" para o efeito. O diário de leituras é bem mais giro e uma prendinha muito original.

    ResponderEliminar
  2. Eu sabia que ias adorar :)
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Tenho que ir espreitar esse diário, parece-me muito interessante.
    Oh Loira.....a nossa personalidade pelo que lemos é "borderline".. :)))

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...