quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Os meus livros #11 - O Leitor

Sinopse
Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael. Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes. Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra foi adaptada ao cinema. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.


O livro perfeito e com uma das melhores adaptações ao cinema que já vi.

9 comentários:

  1. Já li o livro e vi o filme e concordo contigo: está mesmo muito bem adaptado.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o livro, gostei ainda mais do que do filme. Se tiveres oportunidade, lê O Fim-de-semana, também de Bernhard Schlink ;)

    ResponderEliminar
  3. Dos meus favoritos. Bem como o filme.

    ResponderEliminar
  4. Eu já disse, não posso comprar mais livros.. lol
    Chega! =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Já li este livro há tanto tempo que já nem me lembrava dele! :p Agora até me deste vontade o reler com outros olhos e outra maturidade.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Vou comprar o livro!

    Aguçaste-me a curiosidade.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Vi o filme e adorei, tenho que ver se encontro o livro disponível na net. Em português (ou brasileiro, que já nem sei escrever bem de tanta porcaria que leio em brasileiro mal traduzido, vida de pobre é uma merda).

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do livro e do filme.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do livro e do filme.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...